Portal GHF

Agronegócio

Queijo Cottage Verde Campo produzido com leite certificado ganha prêmio

Feito com leite de fazendas certificadas e com baixo teor de gordura e sódio

Feito com leite de fazendas certificadas e com baixo teor de gordura e sódio, o Queijo tipo Cottage da Verde Campo, conquistou o primeiro lugar na categoria "Queijo tipo Cottage" no Concurso Nacional de Produtos Lácteos (CNPL), durante o evento Minas Láctea 2024, realizado dia 18 de julho, em Juiz de Fora (MG).

O evento, organizado pela Epamig e que este ano atraiu mais de 12 mil participantes, entre expositores, congressistas e cursistas, registrou um recorde de negócios, alcançando movimentação superior a R$ 500 milhões. O CNPL, parte integrante do Minas Láctea, também estabeleceu um novo marco ao receber um número recorde de inscrições de produtos lácteos, culminando na premiação dos três melhores
classificados em doze categorias distintas.

A Verde Campo atualmente trabalha com fazendas certificadas em bem-estar animal e boas práticas de produção. Essas certificações asseguram que os animais sejam criados em condições adequadas, que o leite seja produzido de forma segura e que os processos sejam eficientes e sustentáveis.

A certificação de bem-estar animal é avaliada pelo estado de conforto físico, mental e fisiológico dos animais a partir da verificação da qualidade de vida, que envolve todos os aspectos relacionados à ambiência, sanidade, conforto térmico, nutrição e a interação de confiança do animal com o ser humano, o conceito da certificação, busca atingir os princípios de bem estar animal:  livre de desconforto, livre de dor, lesões e doenças, livre para expressar o comportamento natural e livre de medo, estresse e
maus tratos.  Já a certificação de Boas Práticas de Produção é um instrumento que atesta os processos da produção de leite, garantindo a procedência, qualidade e segurança para os animais e colaboradores.

A conformidade com padrões de certificação reforça o compromisso da empresa com a qualidade e a segurança, o que é um diferencial competitivo. O leite certificado provém de práticas que proporcionam uma composição mais estável em termos de gordura, proteínas e outros nutrientes, resultando em lácteos de qualidade superior. As certificações asseguram um padrão superior de leite com rastreabilidade, segurança alimentar e respeito as normas básicas de qualidade e bem-estar animal.

Segundo Anderson Lima, coordenador de captação de leite da Verde Campo, a certificação garante benefícios para os elos da cadeia. Ao implementar as boas práticas, os produtores podem melhorar a eficiência operacional e a sustentabilidade da fazenda, o que pode reduzir custos e melhorar a rentabilidade.

Além disso, “as certificações ajudam os produtores a adotarem práticas que resultam em leite de maior qualidade, o que pode agregar valor ao produto final, uma vez que utilizamos o modelo de pagamento pela qualidade”, relata Anderson.

Para a Verde Campo, a certificação garante a segurança alimentar de seus produtos. Proporciona que o leite e os produtos derivados sejam seguros para o consumo, desde a origem até o consumidor final. A certificação estabelece padrões rigorosos que as fazendas devem seguir para assegurar que o leite produzido seja de alta qualidade, livres de contaminantes e cuja origem são de propriedades que respeitam os aspectos legais e de bem-estar animal.

Implementar as certificações nas propriedades ajuda também a fortalecer o relacionamento do produtor com a indústria, levando a relações comerciais mais estáveis e benefícios comerciais a longo prazo.

 

As informações são da assessoria de imprensa da Verde Campo.

Página:

https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2024/08/07/queijo-cottage-verde-campo-produzido-com-leite-certificado-ganha-prmio/20790.html