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Agronegócio

Qual o preço do feijão? CNA debate indicador para a cadeia

Estímulos ao consumo, exportação e produção também foram discutidos

A necessidade de um indicador de preços para o feijão foi tema central de encontro entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) com entidades da cadeia produtiva do setor.

Segundo o assessor técnico da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA, Tiago Pereira, indicadores de preços do feijão são primordiais. 

“O levantamento de informações regionalizadas de feijões e por tipo de produto com características distintas são importantes para que os produtores possam avaliar se o preço vigente é suficiente para arcar com os custos da atividade e gerar lucros, assim como verificar a tendência das cotações e os fatores de impacto, tomando a decisão quanto à venda, exportação ou estocagem do produto”, explicou ele, que destacou outros assuntos importantes para a cadeira e que foram discutidos, como o desenvolvimento de novas cultivares, uso de sementes certificadas e estímulos ao consumo, exportação e produção.

Para o presidente do Conselho Brasileiro do Feijão e Pulses (CBFP), Marcos da Rosa, do ponto de vista dos produtores rurais, a cotação média regional, ou indicador de preços, é fundamental para verificar se o preço que a empresa compradora oferta está de acordo com a média ou não.

“Hoje, o setor não conta com uma referência que seja baseada em metodologias confiáveis para o produtor planejar seu plantio e comercialização”, disse Marcos.

Informaçõs regionalizadas
De acordo com diretor da Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (Imafir), Afranio Migliari, essas informações regionalizadas também podem embasar e enriquecer outras políticas públicas ao analisar as características de cada região e como se comportam uma em relação à outra.

Nesse sentido, o analista da Embrapa Arroz e Feijão, Pedro Sarmento, comentou que as novas variedades apresentadas pela pesquisa abriram expectativas para produtividades ainda maiores no campo.

“É necessário avançarmos no uso de sementes certificadas e na comunicação dessa qualidade ao público consumidor. Mas só teremos esse avanço com projetos estruturantes como o desenvolvimento de uma metodologia de referência de preços”. 

redação com informações da CNA | Agrofy News

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