Agronegócio
Preço do trigo do RS atrai compradores de outros estados
Levantamentos do Cepea mostram que os preços médios do trigo no mercado de lotes do Rio Grande do Sul estão entre R$ 1.250,00/t e R$ 1.300,00/t, o que vem atraindo compradores de outros estados.
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou que recebeu uma carta oficial assinada pelo diretor-presidente do Grupo Carrefour, Alexandre Bompard, em que o executivo esclarece declarações feitas em apoio aos agricultores franceses. O documento, publicado nesta terça-feira (26), reconhece a qualidade, a conformidade com normas internacionais e o sabor da carne brasileira.
No texto, o Carrefour afirma: “Sabemos que a agricultura brasileira fornece carne de alta qualidade, respeito às normas e sabor. Se a comunicação do Carrefour França gerou confusão e pode ter sido interpretada como questionamento de nossa parceria com a agricultura brasileira e como uma crítica a ela, pedimos desculpa”.
O Mapa destacou que o Brasil possui um sistema rigoroso de defesa agropecuária, que coloca o país na posição de maior exportador mundial de carne de aves e bovina. A pasta reiterou os elevados padrões de qualidade, sanidade e sustentabilidade que caracterizam a produção agropecuária brasileira, reconhecida em mais de 160 países.
Nos últimos dois anos, as relações diplomáticas estabelecidas pelo governo brasileiro contribuíram para a abertura de 281 novos mercados, ampliando o portfólio de produtos agropecuários exportados pelo Brasil. O Ministério também enalteceu o trabalho desempenhado pelas associações do setor e seus associados na defesa e promoção de uma produção de excelência.
O Ministério ressaltou que está comprometido em esclarecer quaisquer equívocos que possam surgir, evitando que declarações coloquem em dúvida o trabalho de defesa agropecuária e a produção de alta qualidade no Brasil. Além disso, destacou o comprometimento do país com uma das legislações ambientais mais rigorosas do mundo.
*Com informações do Ministério da Agricultura e Pecuária
Página:
https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2024/11/26/preo-do-trigo-do-rs-atrai-compradores-de-outros-estados/22737.html