Agronegócio
Preço do café arábica atinge novo recorde impulsionado por oferta limitada e demanda firme
O Indicador CEPEA/ESALQ para a variedade tipo 6, bebida dura para melhor, alcançou R$ 2.565,86 por saca de 60 kg
O mercado do café arábica segue aquecido e registrou novo recorde de preço nesta segunda-feira (3). O Indicador CEPEA/ESALQ para a variedade tipo 6, bebida dura para melhor, alcançou R$ 2.565,86 por saca de 60 kg, maior valor diário real da série histórica iniciada em setembro de 1996. O indicador já havia encerrado janeiro com a maior média mensal já registrada pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP.
Pesquisadores do Cepea apontam que a valorização do grão é impulsionada por fatores como a oferta reduzida para negociação, uma vez que grande parte da safra já foi comercializada, além dos estoques apertados decorrentes da menor produção no Brasil e no Vietnã. A demanda internacional segue firme e projeções indicam que a safra 2025/26 pode permanecer em patamares baixos, o que reforça a tendência de preços elevados.
O cenário atual reflete a dinâmica do mercado global, onde a menor disponibilidade do produto se soma a incertezas climáticas e a custos elevados na cadeia produtiva, mantendo o café arábica em patamares de preços historicamente altos.
Com informações do Cepea
Página:
https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2025/02/06/preo-do-caf-arbica-atinge-novo-recorde-impulsionado-por-oferta-limitada-e-demanda-firme/23951.html