Agronegócio
PIB do agronegócio cresce 8,27% em São Paulo
Dados divulgados pelo Cepea apontam destaque para o segmento primário
O Estado de São Paulo apontou avanço de 8,27% no Produto Interno Bruto (PIB) do Agronegócio. Segundo cálculos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, em 2020 o agronegócio representou 14% do PIB. Essa pode ser a alta mais expressiva desde 2010, quando o crescimento atingiu 12,17%.
Segundo pesquisadores do Cepea, o estado acompanhou a tendência do setor, registrando avanços tanto na pecuária quanto na agricultura, tendo em vista o impulsionamento do ramo pecuário pela elevação nos preços das proteínas, o setor teve participação de 20% no agronegócio paulista.
No ramo agrícola, destacou-se o segmento primário. Os preços subiram e as produções, principalmente, de cana-de-açúcar, café e soja aumentaram. O ramo agrícola manteve seu destaque, registrando participação de 80% no PIB do agronegócio paulista.
Os dados ainda apontam que os segmentos de agroindústria e agroserviços, conhecidos como segmentos pós-porteira, tiveram as maiores participações no PIB do setor em 2020, resultado característico do agronegócio paulista.
Com informações Faesp
Página:
https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2021/05/03/pib-do-agronegcio-cresce-827-em-so-paulo/1517.html