Portal GHF

Agronegócio

Petrópolis tem 38 óbitos e expectativa de mais chuva ao longo do dia

Petrópolis tem 38 óbitos e expectativa de mais chuva ao longo do dia

O número de mortes provocadas pela chuva em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, subiu para 38, segundo a Defesa Civil municipal. O temporal que atingiu a cidade nessa terça (15) provocou deslizamentos de terra em vários morros e alagamentos com fortes correntezas nas ruas.

Mais de 300 pessoas tiveram que sair de suas casas e vinte e cinco escolas estão abertas para receber desabrigados. A prefeitura decretou estado de calamidade pública e luto oficial de três dias.

Os bombeiros estão atuando em mais de 40 pontos da cidade, em ações de resgate e salvamento. O governador fluminense, Cláudio Castro, afirmou que pelo menos 16 pessoas foram resgatadas com vida.

Pelo Twitter, o ministro do desenvolvimento regional, Rogério Marinho, prestou solidariedade às famílias afetadas. Segundo ele, o presidente irá para Petrópolis na sexta-feira (18).

"Nosso secretário de defesa civil está se deslocando para o local hoje. Ontem fui contactado pelo presidente Jair Bolsonaro da Rússia, que determinou mobilização de todos para ajudar. Sexta ele estará conosco no local", diz o tuíte publicado na manhã desta quarta (16).

Previsão de mais chuva

Petrópolis deve esperar mais pancadas de chuva hoje (16), segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), e a cidade, está em alerta máximo com funcionamento em estágio operacional de crise.

â??

Segundo dados do Cemaden, o acumulado em apenas quatro horas atingiu 260mm em Petrópolis, 75mm maior que a média histórica de fevereiro, que é de 185mm. Isto é, em apenas quatro horas, choveu 40% a mais que o normal para todo o mês de fevereiro. 

Petrópolis é referência na produção de verduras e legumes no Estado do Rio de Janeiro. O Distrito de Brejal, maior produtor, fica distante da cidade, mas o transporte das mercadorias está prejudicado.

 

Com informações da Agência Brasil e Cemaden

Foto de capa: Ricardo Moraes / Agência Brasil

Página:

https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2022/02/16/petrpolis-tem-38-bitos-e-expectativa-de-mais-chuva-ao-longo-do-dia/6536.html