Portal GHF

Agronegócio

Pecuaristas gaúchos demonstram desespero diante da atual situação

Estragos e perdas ainda não podem ser mensurados e agentes do mercado se preocupam com o setor

As fortes chuvas e as enchentes registradas no Rio Grande do Sul desde a última semana impactaram diversos setores da agropecuária brasileira. 

A pecuária bovina foi um dos mais afetados. Muitos produtores perderam animais, equipamentos e tiveram suas propriedades completa, ou parcialmente, arrasadas pelas enxurradas.

Segundo relatório divulgado pelo Cepea nesta quinta-feira (9), além de pastagens inundadas e animais arrastados e afogados, as pontes e estradas destruídas impossibilitam qualquer transporte e manejo nas regiões que não foram inundadas.

A dificuldade de escoar insumos, rações e itens essenciais compromete a situação dos produtores que ainda tiveram alguma sorte e não perderam tudo.

O relatório consultou diversos produtores que demonstraram um misto de desespero e desânimo frente à situação que enfrentam o estado e as propriedades rurais.

Do lado dos frigoríficos, diversas unidades que foram consultadas pelo Cepea tiveram que cessar suas atividades por terem sido afetadas pelas enchentes ou por conta da impossibilidade do transporte e locomoção dos funcionários até o local.

Poucos permanecem ativos no mercado, mas apenas nas compras, sem previsão para os embarques.

Todo e qualquer tipo de feira e exposição rural do mês de maio foi cancelada ou postergada até segunda ordem.


Com a gravidade desta situação, todos os elos da cadeia produtiva da carne bovina no país enfrentam dificuldades em planejar seus próximos passos. 

Preço da boi gordo hoje
 

Mesmo diante das tragédias, a cotação se manteve relativamente estável. A variação, na última cotação, foi de 1,61% no acumulado do mês de maio, alcançando um valor de R$ 233,05 por arroba de 15 kg.

redação com informações do Cepea | Agrofy News

Página:

https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2024/05/09/pecuaristas-gachos-demonstram-desespero-diante-da-atual-situao/19174.html