Portal GHF

Agronegócio

Paulo Guedes chama Mercosul de armadilha para o Brasil

O Brasil está trocando hoje com seus parceiros do Mercosul menos do que ele trocava há 20 anos

O ministro da Economia, Paulo Guedes, participou de uma reunião virtual realizada ontem (08/06) na 12ª edição do evento Bradesco BBI London Conference e voltou a criticar o Mercado Comum do Sul (Mercosul). De acordo com ele, a entrada do Brasil no Mercosul foi ruim para o país porque a união aduaneira engessou nossa economia por duas décadas. 


O ministro chegou a chamar o acordo de “armadilha” e afirmou que o País tinha muito mais vantagens no passado, defendendo a flexibilização das barreiras do bloco econômico. “O Brasil está trocando hoje com seus parceiros do Mercosul menos do que ele trocava há 20 anos. Foi uma armadilha”, declarou.  

No cenário atual, uma das principais “causas” do ministro é trabalhar para buscar uma certa redução das tarifas de importação e para garantir o que chamou a liberdade para os membros do bloco formarem acordos bilaterais sem precisar aval dos demais países que fazem parte do Mercosul. No entanto, o principal obstáculo que existe na frente das intenções de Paulo Guedes são as políticas protecionistas do governo esquerdista da Argentina, capitaneadas pelo presidente local Alberto Fernandez, que atualmente defende uma redução mais gradual da Tarifa Externa Comum, somente a partir do ano de 2023. 

Para o ministro, a entrada do País no Bloco acabou sendo um empecilho para engajar em uma integração industrial que seria muito mais globalizada do que realmente é. “A entrada do Brasil no Mercosul impediu que o país se engajasse em uma integração industrial produtiva mais eficiente na cadeia global de comércio”, conclui. 

Página:

https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2021/06/10/paulo-guedes-chama-mercosul-de-armadilha-para-o-brasil/2227.html