Agronegócio
Norte e Sul devem receber maiores volumes de chuva nesta quarta-feira, 24
O tempo mostra que as pancadas de chuva ainda continuam no norte do Mato Grosso, com rajadas de ventos e chance de granizo
Sul
Na quarta-feira, o tempo será instável na maior parte da região Sul. A chuva vem na forma de temporais no norte e noroeste gaúcho, por grande parte de Santa Catarina e no centro, leste e sul do Paraná. Nas demais áreas, as precipitações são mais isoladas e passageiras. Atenção ao centro leste catarinense, onde receberão os maiores acumulados de chuva. E nessas áreas além de alagamentos, há riscos de enxurrada e deslizamento de terra.
Por outro lado, o tempo fica firme em parte da Campanha, sul gaúcho e norte do Paraná. Volta a esquentar mais na maior parte do Paraná, em parte de Santa Catarina e no oeste gaúcho à tarde, já as temperaturas mais baixas ficam restritas às serras gaúchas e catarinense, e na região sul e no extremo leste gaúcho.
Sudeste
A chuva continua região de Itapeva e Registro até o sul de Minas Gerais, passando pelas regiões metropolitana de São Paulo, o Vale do Paraíba, o litoral paulista. Estão previstas pancadas de chuva, mesmo que de maneira isolada, que podem vir acompanhadas por raios e rajadas de vento. As instabilidades mais fortes e com granizo devem ocorrer na região do Vale do Ribeira. Boa parte da chuva é causada pela umidade que vem do mar, mais a combinação do calor na região.
Nas demais áreas do Sudeste, como em Belo Horizonte, Vitória e Rio de Janeiro, o tempo será firme, com calor e baixa umidade do ar, ainda pela presença da massa de ar seco. Sendo que as menores umidades relativas do ar, em níveis críticos serão registradas no centro norte paulista e mineiro, ocorrendo até mesmo em Belo Horizonte.
Centro-Oeste
Com o avanço da massa de ar seco pelo Centro-Oeste, o dia será firme em praticamente todo o Mato Grosso do Sul, no sudeste do Mato Grosso, em todo o estado de Goiás e no Distrito Federal. Nessas localidades, o céu é mais aberto, com predomínio do sol, e calor no meio da tarde, inclusive em Campo Grande, Cuiabá, Goiânia e Brasília. Destaque para umidade do ar que volta a cair nesse mesmo período, com valores que podem chegar aos 30% ou até ficar abaixo disso, atingindo níveis críticos. Por outro lado, a presença ainda do Vórtice Ciclônico nos Altos e médios níveis da atmosfera, trará mais temporais no oeste e norte de Mato Grosso. Nesses locais, tem riscos para raios, rajadas de vento de mais de 50km/h e risco para granizo.
Nordeste
Uma massa de ar seco avança e deixa para boa parte da Bahia, o sudeste e sul do Piauí e no sudoeste de Pernambuco, com um dia estável, quente e com baixa umidade do ar no meio da tarde. Por outro lado, chuva prevista ainda pelo leste e extremo nordeste da Bahia e do Maranhão até Sergipe, passando pelo Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Atenção a chuva intensa e volumosa que deverá ocorrer ao longo do dia na maior parte do Maranhão e no norte do Piauí e do Ceará. Destaque também para a chuva intensa e volumosa em João Pessoa, como em todo leste da Paraíba e no sul do Ceará.
Norte
A previsão do tempo aponta para acumulados de chuva mais elevados no Acre, além do Pará, Amazonas, Roraima e Amapá. As precipitações começam pela madrugada e manhã de maneira isolada, mas é a partir da tarde que se tornam mais generalizadas e fortes. Novamente há riscos de alagamentos, deslizamentos de terra e cheias. Em Roraima, a chuva alterna com períodos de bastante nebulosidade, o que faz com que as temperaturas fiquem mais baixas. Nas demais áreas, o sol aparece entre nuvens, o que ajuda a elevar as temperaturas, e trazer uma sensação de calor.
Página:
https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2021/03/23/norte-e-sul-devem-receber-maiores-volumes-de-chuva-nesta-quarta-feira-24/834.html