Portal GHF

Agronegócio

MT: vazio sanitário começa dia 15 de junho

Fica proibida a presença de plantas vivas de soja em lavouras do Estado

Começa na próxima terça-feira (15) e segue até 15 de setembro o período de vazio sanitário da soja em Mato Grosso. A data é definida pelo Instituto de Defesa Agropecuária (INDEA). Entre estas datas fica proibida a presença de plantas vivas, cultivadas ou guaxas (germinação voluntária) de soja em lavouras do Estado.


A medida é adotada há 15 anos para combater a Ferrugem Asiática, principal doença que acomete a oleaginosa. Com a ausência de soja para hospedar o fungo causador a tendência é de diminuição da incidência na safra seguinte.

A fiscalização do cumprimento do Vazio Sanitário é realizada pelos Agentes e Fiscais do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso, que mesmo em período de Pandemia (Covid) devem fiscalizar mais de 5 mil fazendas.

“É importante que os produtores realizem a eliminação das plantas vivas de soja antes do início do período do Vazio Sanitário e que mantenham suas lavouras livres de plantas de soja durante todo o período” alerta, através da assessoria, o diretor-técnico do Indea, Renan Tomazele.

Na safra 2020/21 Mato Grosso registrou apenas quatro casos da doença nos municípios de Primavera do Leste, Novo São Joaquim e Campo Verde. Na safra anterior haviam sido 25 casos. Na safra 2010/11, por exemplo, foram 50 ocorrências. Os dados são do Consórcio Antiferrugem. 

Página:

https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2021/06/09/mt-vazio-sanitrio-comea-dia-15-de-junho/2199.html