Agronegócio
Moscas podem impactar produção de bovinos
Época de chuvas intensifica a ameaça de ectoparasitas, prejudicando a produção de carne e leite/ AGROLINK -Aline Merladete
A temporada de chuvas, embora propícia para a pecuária, traz consigo um desafio preocupante para os rebanhos: a proliferação de ectoparasitas, alerta o médico-veterinário Thales Vechiato, gerente de produtos para animais de produção da Pearson Saúde Animal. A mosca-dos-chifres, bernes, bicheiras e, especialmente, carrapatos, encontram nas condições de calor e umidade o ambiente ideal para se multiplicarem, impactando negativamente a produção e saúde dos bovinos.
Além de causar desconforto aos animais, esses ectoparasitas são vetores de doenças e podem resultar em irritações cutâneas, comprometendo tanto a produção de carne quanto de leite. Thales Vechiato destaca que, de acordo com dados da Embrapa de Gado de Corte, a presença de 120 moscas pode reduzir a fertilidade das vacas em até 5%, enquanto 300 moscas levam a uma diminuição de 100 gramas no ganho de peso diário dos bovinos.
Em situações mais críticas, a existência de 500 moscas pode resultar em uma perda anual de aproximadamente 2,5 litros de sangue, equivalente a 40 kg de peso vivo a menos nos bovinos. Na pecuária leiteira, a diminuição na produção de leite pode atingir até 15%. Diante desse cenário, a adoção de medidas eficazes se torna crucial para a sustentabilidade do negócio pecuário.
O controle eficaz dos ectoparasitas demanda uma abordagem estratégica e integrada, envolvendo conhecimento técnico, parasitológico e ambiental. Thales Vechiato destaca a importância da escolha criteriosa de medicamentos no manejo sanitário, indicando que produtos como Proatac, da Pearson Saúde Animal, que combina fluazuron e abamectina, são ideais para o controle estratégico do rebanho.
Para enfrentar os parasitas, produtos como Bovecto Pour On, contendo clorpirifós, cipermetrina, butóxido de piperonila e geraniol, são recomendados em situações de alta infestação. Pearson Saúde Animal oferece um arsenal completo de soluções eficazes, garantindo a proteção dos bovinos contra infestações. O investimento em controle sanitário não apenas preserva a saúde dos animais, mas também se reflete em maior produtividade e resultados econômicos mais favoráveis para os pecuaristas.
Página:
https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2024/01/24/moscas-podem-impactar-produo-de-bovinos/17390.html