Portal GHF

Agronegócio

Mosaico comum: Saiba mais sobre a virose

Vírus é transmitido por fungo de solo

Texto: Correspondente Joélen Cavinatto com revisão de Aline Merladete

A doença causada pelos vírus denominados Soil-borne wheat mosaic virus (SBWMV), Wheat spindle streak mosaic virus (WSSMV) e mais recentemente, pelo Wheat stripe mosaic virus (WhSMV), é transmitida pelo fungo de solo Polymyxa graminis, um parasita radicular, que pode infectar a cultura do trigo, triticale,  centeio, cevada e outras gramíneas. 


As condições climáticas favoráveis da região sul do Brasil, com períodos de elevada precipitação, temperaturas amenas, entre 15 e 18ºC, aliados a solos de pH neutro (= 7,0) ou alcalinos (+ 7,0), favorecem a ocorrência do vetor da virose, devido à permanência do vírus nos esporos de sobrevivência do fungo, principalmente em áreas de maior compactação de solo. 

A campo, os  sintomas da ocorrência do vírus são caracterizados pela presença de estrias amareladas no limbo foliar e subdesenvolvimento da planta em reboleiras. Em cultivares específicas, pode haver enrosetamento, ou seja, excesso de afilhamento. 

A doença é de difícil controle devido ao longo período de sobrevivência do fungo no solo e grande número de culturas hospedeiras. Além de práticas culturais como descompactação do solo, rotação cultural, disponibilização de N, a adoção de cultivares resistentes é uma importante estratégia para evitar perdas. 

Página:

https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2022/10/03/mosaico-comum-saiba-mais-sobre-a-virose/10067.html