Portal GHF

Agronegócio

Minas Gerais: trânsito de suínos para abate sobe 8% em abril

No mês foram emitidas 9,8 mil Guias de Trânsito Animal (GTAs) de suínos no estado mineiro

De acordo com levantamento do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Minas Gerais movimentou em abril 990 mil suínos.

Os dados baseiam-se em 9,8 mil Guias de Trânsito Animal (GTAs) de suínos emitidas durante o mês. O destaque ficou com o trânsito para abate dentro do estado, com alta de 8% frente ao mesmo período de 2020.

A maior parte do trânsito (95,75%) foi destinada para Minas. Os suínos foram, principalmente, transitados com a finalidade de abate (63,99%) e engorda (32,72%). O restante da movimentação compõe outras finalidades. 

A maioria dos abates (96,22%) foi feito dentro do estado, o que sugere autonomia em relação ao fornecimento e consumo de carne suína. Para outros estados foram enviados 38,2 mil animais, sendo Rio de Janeiro o principal destino de abate (2,16%) e São Paulo para a engorda (2,55%).

A coordenadora do Programa Estadual de Sanidade Suídea do IMA, Júnia Mafra, explica que não houve mudança significativa para o trânsito de suínos no período analisado, permanecendo a demanda por GTAs que revela os cuidados dos produtores com a sanidade dos animais.

“Isso significa que as variações aconteceram dentro do esperado. O mercado de carne suína continua com abastecimento estável, permanecendo a garantia de qualidade, já que o abate é submetido à fiscalização sanitária oficial”, explica.

Guia de Trânsito Animal
Por determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a GTA é o documento sanitário oficial para transporte animal no Brasil e contém informações essenciais sobre origem, destino, finalidade, espécie e vacinações. Cada espécie animal possui uma norma específica para a emissão do documento.

 

Informações por Seapa MG

Página:

https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2021/05/10/minas-gerais-trnsito-de-sunos-para-abate-sobe-8-em-abril/1666.html