Portal GHF

Agronegócio

milho-3 Perda na média de produtividade do milho no Tocantins deve chegar a 20%, diz liderança

Plantio da safrinha teve cerca de 60% das áreas fora da janela ideal devido ao atraso na colheita da soja

Maurício Buffon - Diretor da Aprosoja Brasil

Com o atraso na colheita da soja devido às chuvas durante os trabalhos, cerca de 60% das áreas dedicadas ao milho safrinha no Tocantins foram semeadas fora da janela ideal, segundo o diretor da Aprosoja Brasil, Maurício Buffon. Ele explica que, normalmente, a média de produtividade do cereal no Estado é de cerca de 90 a 100 sacas por hectare, mas que este ano deve haver uma perda de 20%.

De acordo com a liderança, a maior parte do milho no Tocantins se encontra em fase de enchimento de grãos, e abril foi um mês de irregularidade nas chuvas. Além da perda na produtividade, preocupa a relação de troca entre os custos de produção e o preço de venda, já que este ano houve de 30% a 40% menos negócios travados para o milho em antecipação.

Outro ponto ressaltado por Buffon é o gargalo logístico, uma vez que ainda há muita soja para sair do Estado, e com a perspectiva de que, dentro de 30 dias a colheita de milho já esteja em ritmo acelerado, o escoamento dos grãos fique prejudicado.

TAXAÇÃO

â??

Segundo o diretor da Aprosoja Brasil, Maurício Buffon, segue valendo a liminar obtida pela Associação dos Produtores de Soja e Milho do Tocantins (Aprosoja) que suspende a lei que aumentava a cobrança do Fundo Estadual de Transportes (FET), que era de 0,2% sobre o valor da operação na nota fiscal, e que pela mudança na legislação, passaria para 1,2%. 

"Achamos que ele (tributo) é inconstitucional, por ser bitributado... O Governo recorreu e agora estamos esperando o julgamento final deste processo", disse Buffon.

Tags: Milho Agronegócio Agricultura
Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

Página:

https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2023/05/09/milho-3-perda-na-mdia-de-produtividade-do-milho-no-tocantins-deve-chegar-a-20-diz-liderana/13424.html