Portal GHF

Agronegócio

Mauro Mendes pede empenho do Ministério dos Transportes para liberação da Ferrogrão

Durante agenda em Brasília (DF), governador de Mato Grosso ainda solicitou melhorias para as BRs 242 e 158

Empenho na liberação da Ferrogrão e obras de melhorias nas BRs 158 e 242. Esses foram alguns dos pontos tratados pelo governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, durante reunião com o ministro dos Transportes, Renan Filho, em Brasília (DF), na quinta-feira (26).

Durante o encontro na capital federal, Mauro Mendes destacou que as obras são importantes tanto para o agronegócio brasileiro quanto para toda a população mato-grossense.

De acordo com o governador, a Ferrogrão é considerada uma importante alternativa para o escoamento da produção do estado, que vai se somar à Ferrovia Estadual viabilizada pelo Governo de Mato Grosso. A Ferrogrão liga o município de Sinop até o porto de Miritituba, no Pará.

“Essas são importantes obras que tenho a certeza que sob a experiência do ministro Renan Filho, haverão de andar em Mato Grosso”, pontuou Mendes na reunião.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirma reconhecer a importância de Mato Grosso para o desenvolvimento nacional. “Nós amos nos dedicar para melhorar a infraestrutura e facilitar a vida de quem produz e de quem mora na região. Daremos prioridade a essas obras em Mato Grosso são as obras da 242 e da 158”.

Rodovias federais sofrem com buracos e atoleiros
Na BR-158, segundo o chefe de poder executivo de Mato Grosso, há um trecho de 120 quilômetros que precisa ser executado e não se consegue liberação para as obras, o que prejudica o transporte de cargas e trânsito da população diante de atoleiros, buracos e congestionamentos.

O trecho em questão da BR-158 contorna a reserva Marãiwatsédé, cortando os municípios de Bom Jesus do Araguaia, Serra Nova Dourada e Alto Boa Vista.

Já na BR-242, o principal problema destacado por Mauro Mendes é no trecho que liga o distrito de Santiago do Norte a Querência, por conta de pendências em licenças ambientais.

Agilidade na concessão da BR-364 é solicitada
A reunião em Brasília contou com a presença dos senadores Wellington Fagundes, Jayme Campos e Margareth Buzetti, além dos secretários de Estado Mauro Carvalho (Casa Civil) e Rogério Gallo (Fazenda).

Na oportunidade o senador Wellington Fagundes solicitou ao Ministério dos Transportes “agilidade” na concessão da BR-364 entre Rondonópolis e o munícipio de Jataí, em Goiás.

“A BR-364, de Rondonópolis a Jataí, que já está duplicada até Jataí, é uma concessão que o ministério já está trabalhando junto com a ANTT [Agência Nacional de Transportes Terrestres]. Essa concessão é extremamente importante e viável também”, destacou Fagundes.


COMPARTILHAR ESTA NOTÍCIA

Página:

https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2023/01/27/mauro-mendes-pede-empenho-do-ministrio-dos-transportes-para-liberao-da-ferrogro/11830.html