Portal GHF

Agronegócio

Mapa cria grupo para implementação de observatório voltado às mulheres rurais

Coletivo será composto por representantes de diversas secretarias do ministério

Foi publicada nesta semana pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), no Diário Oficial da União, a Portaria nº 500 que institui, no âmbito da pasta, a partir de 1º de novembro, o GT (Grupo de Trabalho) de caráter consultivo para apoiar a implementação do “Observatório das Mulheres Rurais do Brasil”. O grupo tem o objetivo de apoiar a fundamentação de propostas de aprimoramento, formulação e implementação de políticas públicas e outros programas para o fortalecimento da presença feminina no agro brasileiro.

O grupo será composto por mulheres representantes, titulares e suplentes das secretarias e entidades vinculadas ao Mapa, como a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) e a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Juntas, elas deverão prestar apoio para estruturação de banco de dados e informações pertinentes à mulher rural, bem como assessorar a execução de ações para dar visibilidade e identificar restrições ao trabalho desse público, além de orientar por meio de recomendações a formulação e implementação de ações e políticas públicas voltadas à mulher do campo.

A diretora do Departamento de Cooperativismo e Acesso a Mercados do Mapa, Fabiana Durgant, destaca que a iniciativa pretende traçar um retrato fidedigno do cenário atual das mulheres rurais do Brasil por meio do Observatório, com a colaboração dos dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). "A partir desse espaço de consulta e pesquisa, conseguiremos ampliar políticas públicas mais efetivas para o público feminino no campo”, pontua.

Observatório
O "Observatório Mulheres Rurais do Brasil" é um projeto que faz parte da campanha #Mulheres Rurais, Mulheres com Direitos. A iniciativa é resultado da parceria entre o Mapa e a Embrapa, com o objetivo de implementar propostas de aprimoramento e formulação de políticas públicas e outros programas de desenvolvimento para o fortalecimento da presença das mulheres no agro brasileiro.

A ação visa também fortalecer as organizações sociais das quais a mulher rural participa, principalmente vinculadas à sua autonomia econômica, gerando visibilidade de seu trabalho e resultados. 

A iniciativa está alinhada às ações de gênero já implementadas no Mapa e corrobora para o cumprimento da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas no que se refere ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas, garantindo a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades até 2030.

Com informações do Mapa

Página:

https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2022/10/21/mapa-cria-grupo-para-implementao-de-observatrio-voltado-s-mulheres-rurais/10340.html