Portal GHF

Agronegócio

Mal da vaca louca: após parecer final da OIE, Mapa descarta risco para produção bovina no país

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) encerrou nesta segunda, 6, as investigações sobre os casos atípicos registrados na semana passada

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) notificou, nesta segunda, 6,  que considera como encerrado a investigação sobre a ocorrência de dois casos atípicos de encefalopatia espongiforme bovina (EEB) , doença conhecida como o “mal da vaca louca”, de animais que estavam em frigoríficos de Nova Canaã do Norte (MT) e de Belo Horizonte (MG).


“Diante dos resultados obtidos, esses casos foram concluídos e não representam risco para a cadeia de produção bovina do país”, destacou, em comunicado, o Ministério da Agricultura (Mapa).

Com a decisão da OIE, o Mapa reforça que o Brasil mantém a sua classificação como país de risco insignificante para a doença. Diante do cenário, não justificaria qualquer impacto no comércio de animais e seus produtos, destacou o Mapa.

Uma reunião com representantes dos governos do Brasil e da China, para a negociar a retomada das exportações ao país asiático, teria sido marcada para esta terça-feira, 7, com a participação da ministra Tereza Cristina, segundo informou a consultoria Agrifatto.

Confira abaixo o parecer da OIE sobre o caso atípico de EEB em Minas Gerais:

 

Página:

https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2021/09/06/mal-da-vaca-louca-aps-parecer-final-da-oie-mapa-descarta-risco-para-produo-bovina-no-pas/3803.html