Portal GHF

Agronegócio

Maior oferta de bovinos pressiona preços e favorece consumo

Acumulado mensal em maio registrou a maior baixa desde janeiro de 2020

De acordo com informações da Diária de Mercado, elaborada pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), os preços do boi gordo (Indicador Cepea/B3, estado de São Paulo) caíram 4% no acumulado de maio, fechando a R$ 321,40 a arroba no último dia 31.

Segundo pesquisadores do centro de estudos, a pressão veio do crescimento na oferta de boi, que já é característico neste período do ano quando as pastagens começam a se deteriorar, e o pecuarista acaba disponibilizando os animais para abate com o intuito de evitar gastos com suplementação.

Além disso, a fraca demanda doméstica por carne também reforçou o movimento de queda nos preços do boi gordo. Segundo o informativo, o poder de compra da população brasileira está fragilizado e os demandantes buscam proteínas mais baratas, como ovos e frango, para substituir a carne bovina.

 â??

Neste cenário, as vendas no mercado atacadista seguiram em ritmo lento em maio que, no acumulado mensal, a carcaça casada do boi desvalorizou mais de 6%. Esta foi a maior baixa no acumulado de um mês desde janeiro de 2020, quando a retração foi de 8,16%.

Com informações do Cepea

Página:

https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2022/06/02/maior-oferta-de-bovinos-pressiona-preos-e-favorece-consumo/8315.html