Portal GHF

Agronegócio

Último dia do verão terá granizo, fortes ventos e calor intenso

Algumas regiões vivem os últimos momentos das altas temperaturas

O último dia do verão será de calor, tempestades, ventos fortes e queda de granizo no Brasil. A terça-feira (dia 19) será marcada pela chegada da frente fria no Rio Grande do Sul e pelos últimos momentos da bolha de calor em algumas regiões.

Segundo o Instituto Meteorológico Nacional (Inmet), áreas da região Sudeste, como Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais e o estado do Mato Grosso do Sul, no Centro-Oeste, ainda terão o dia quente hoje.

Uma massa de ar quente e seca favorece o aquecimento acentuado durante o dia, deixando as temperaturas acima da média em grande parte dos estados.

Algumas capitais podem registrar máximas acima dos 30°C, como como Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.

Onde vai chover?
O Inmet emitiu alerta laranja de perigo para áreas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Nos três estados da Região Sul o volume total de chuva pode chegar a 100 milímetros (mm) em 24h, com ventos de até 100 km/h e queda de granizo.

O órgão ainda prevê para hoje chuvas intensas, em áreas do Amazonas, Pará, Roraima, Mato Grosso, Amapá, Tocantins, Maranhão, Piauí e Ceará, que também estão sob alerta laranja.

O volume total de chuva pode chegar a 100 milímetros (mm) em 24h, com ventos de até 100 km/h.

Alerta amarelo
O órgão ainda emitiu alerta amarelo, de perigo potencial de chuvas, para áreas de alguns estados. O volume total de chuva pode chegar a 50 milímetros (mm) em 24h, com ventos de até 60 km/h.

O alerta é válido para as seguintes áreas:

Goiás,
Minas Gerais,
Amazonas,
Roraima,
Pará,
Amapá,
Rondônia,
Mato Grosso,
Mato Grosso do Sul,
Tocantins, Goiás.
Maranhão,
Piauí,
Ceará,
Rio Grande do Norte,
Paraíba,
Pernambuco,
Espírito Santo e
em todo o Distrito Federal e São Paulo.

E a previsão para a semana?
Segundo o Inmet, na semana entre os dias 18 e 25 de março a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continuará influenciando as instabilidades no extremo norte do Brasil, provocando chuvas intensas. 

Na região Norte, são previstas pancadas de chuvas, com valores que podem superar os 100 milímetros, principalmente em áreas do Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins. As chuvas mais intensas podem vir acompanhadas de rajadas de vento e trovoadas.

No Centro-Oeste, as chuvas deverão ser mais regulares durante a semana. Os estados de Mato Grosso e Goiás terão os volumes mais expressivos de chuvas e poderão ficar em torno de 70 mm/dia.

Por outro lado, em Mato Grosso do Sul, a chuva deverá ser irregular, com total em média de 40 mm, em 24h.

A chuva também cairá com mais intensidade no norte da região Nordeste. Áreas dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará deverão registrar os maiores acumulados, que poderão alcançar os 100 mm/dia.

Mas, no leste da região, as chuvas deverão ser menos intensas quando comparadas com a semana anterior, com valores em torno de 40 mm.

Já para a região Sudeste, a previsão é de mais chuva no estado do Rio de Janeiro, Vale do Paraíba e litoral norte de São Paulo e no sul e Zona da Mata de Minas Gerais, com acumulados em torno de 80 mm/dia.

Pontualmente, pode ser registrada chuva mais intensa, acompanhada de rajadas de vento e trovoadas.

Por fim, a região Sul terá a semana marcada por temporais isolados, especialmente em áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O total de chuva pode ficar em torno de 80 mm.

redação com informações do Inmet | Agrofy News

Página:

https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2024/03/19/ltimo-dia-do-vero-ter-granizo-fortes-ventos-e-calor-intenso/18304.html