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Agronegócio

Leilão da ponte internacional entre Brasil e Argentina é confirmado com investimento milionário

Estrutura é crucial para a logística e o comércio bilateral entre os dois países

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processo de concessão da Ponte Internacional São Borja-Santo Tomé, que liga Brasil e Argentina, avança com a publicação de um novo edital na última sexta-feira (31).

A infraestrutura é essencial para o comércio e o fluxo de mercadorias e pessoas entre os dois países. A sessão pública para a abertura das propostas está marcada para o dia 4 de abril, em Foz do Iguaçu, no Paraná.

O projeto prevê um investimento de aproximadamente US$ 99 milhões e busca modernizar a operação da ponte, garantindo mais eficiência ao tráfego e à logística regional. 

Importância da Ponte para o comércio

Com 15,62 km de extensão, a ponte foi construída a partir de um acordo binacional assinado em 1989, conectando São Borja (Rio Grande do Sul) e Santo Tomé (Argentina).

Atualmente, cerca de 23% das operações comerciais entre Brasil e Argentina passam pelo local, além de 40% das relações comerciais entre Brasil e Chile.

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A secretária Nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse, dstacou a relevância da concessão. 

"Após quase três décadas, a concessão representa um avanço significativo, trazendo um modelo mais moderno e eficiente para ambos os países." 

O Ministério dos Transportes e o Itamaraty lideraram as negociações com as autoridades argentinas para viabilizar o novo contrato. A gestão da ponte envolve ainda órgãos como a Receita Federal, o Ministério da Agricultura e Pecuária e a Polícia Federal, que integram a Comissão Mista Argentina-Brasileira. 

Investimentos e melhorias previstas

O novo contrato terá vigência de 25 anos e prevê uma série de obras e serviços para aprimorar a infraestrutura e otimizar a operação da ponte. Entre as melhorias planejadas estão:

  • Construção de novas faixas de acesso
  • Criação de uma área específica para veículos apreendidos
  • Implantação de um pátio exclusivo para caminhões
  • Instalação de um novo sistema de iluminação

Além disso, a concessionária assumirá a operação do Centro Unificado de Fronteira (CUF), garantindo maior eficiência no atendimento a veículos de carga, inspeções alfandegárias e suporte às operações regulatórias.

Modelo de concessão e inovações

 

O novo modelo inclui inovações como:

  • Degraus tarifários atrelados ao investimento (Capex)
  • Descontos vinculados aos serviços obrigatórios
  • Recursos para Desenvolvimento Tecnológico (RDT), destinados à modernização da infraestrutura rodoviária

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A concessão busca não apenas modernizar a ponte, mas também fortalecer o comércio bilateral e impulsionar a logística da região.

Histórico

A ponte foi construída entre 1996 e 1997 em uma parceria entre os governos do Brasil e da Argentina e o setor privado.

O contrato original da concessionária Mercovia S.A. tinha duração de 25 anos, encerrando-se em 2021. Desde então, a concessão vem sendo prorrogada por meio de termos aditivos. 

Em janeiro deste ano, um primeiro leilão para a concessão da ponte foi cancelado por determinação do Tribunal de Contas da União (TCU). 

Página:

https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2025/02/04/leilo-da-ponte-internacional-entre-brasil-e-argentina-confirmado-com-investimento-milionrio/23899.html