Portal GHF

Agronegócio

Inmet mantém alerta de grande perigo para tempestade no Rio Grande do Sul

Volume de chuvas registrado pode chegar a 200 mm em 72 horas em algumas cidades gaúchas

A chegada da massa de ar quente no Rio Grande do Sul nesta semana causou instabilidades mais fortes que as antecipadas, segundo o Inmet e o Metsul. Várias cidades do estado sofreram com fortes chuvas e temporais localizados durante a madrugada, além de muitos raios.

Ainda segundo o Inmet, o acumulado de chuvas preocupa. Em Rio Pardo, o volume atingiu 76 mm, 74 mm em Alegrete, 64 mm em Canela, 57 mm em Porto Alegre, 52 mm em Tupanciretã e 51 mm em Santa Maria.

Em outras cidades, porém, o acumulo foi ainda maior. Em Faxinal do Soturno o acumulado foi de 127 mm, 113 mm em Lagoa Bonita do Sul, 111mm em Nova Palma e 106 mm em Segredo, além de diversas outras com números próximos a 100 mm.
Devido a grande quantidade de chuvas, muitas cidades registraram alagamentos e rios, riachos e arroios transbordam, como foi o caso do Forquetinha.

Em Quaraí, o rio de mesmo nome estava perto de atingir 10 metros e cerca de 50 famílias foram retiradas de suas casas por precaução. No Vale do Taquari, a água invadiu a rodovia Br-386, na altura de Marques de Souza.

Na região de Sobradinho, a enxurrada invadiu diversas casas e comércios da região e as atividades escolares foram canceladas.

Chuva continua no Rio Grande do Sul

De acordo com o MetSul, o cenário é preocupante pois ainda há muita chuva previsa para os próximos dias, com acumulados de 100 mm, 200 mm e até mesmo superiores aos 300 mm, dependendo das regiões.

Ainda segundo o Instituto, entre quarta e quinta-feira, uma frente fria deve avançar pelo estado. Ao se chocar com a massa de ar quente, novas tempestades devem surgir, mais fortes, gerando ventanias e chuvas com granizo.

redação com informações do Inmet e MetSul | Agrofy News

Página:

https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2024/04/30/inmet-mantm-alerta-de-grande-perigo-para-tempestade-no-rio-grande-do-sul/19004.html