Agronegócio
Gripe Aviária: MS decreta estado de Emergência Zoossanitária
Estado não registra nenhum caso de influenza aviária, mas reforça ações preventivas
Mato Grosso do Sul decretou estado de Emergência Zoossanitária, nesta sexta-feira (21), seguindo recomendação do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária), mesmo sem registrar nenhum caso de influenza aviária, nem em aves silvestres ou de criações domésticas. O secretário de Meio Ambiente, Jaime Verruck, diz que Mato Grosso do Sul já havia decretado estado de alerta para a influenza aviária em junho, quando houve confirmação de casos nos países vizinhos.
“É importante destacar que nós estamos desde fevereiro com barreira sanitária em Corumbá. Inclusive, junto com a Avimasul (Associação de Avicultores), botamos o arco sanitário para desinfecção de caminhões. Agora estamos com barreiras na fronteira com o Paraguai. Portanto, aqui no Estado já estamos estabelecendo medidas sanitárias desde fevereiro”, pontuou
A decisão foi tomada após reunião na manhã de quinta-feira (20) entre governadores e secretários estaduais com o ministro de Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. A reunião aconteceu em ambiente virtual porque o ministro está em missão oficial à Europa e Ásia e foi convocada em decorrência do agravamento da situação com o surgimento de casos de influenza aviária em aves de criação doméstica em Santa Catarina e no Espírito Santo.
Por conta da crise, o Japão suspendeu por 28 dias as importações de carne de frango dos dois estados.
Com a decretação do estado de Emergência Zoossanitária, Mato Grosso do Sul já reivindicou ao Governo Federal o aporte de recursos no montante de R$ 2,7 milhões para reforçar as barreiras sanitárias e as unidades móveis de fiscalização, além da adoção de outras medidas que se fizerem necessárias para conduzir o Sistema de Monitoramento, Avisos e Ações que é gerido pelo GAESE/MS (Grupo Especial de Atenção à Suspeita de Enfermidades Emergenciais ou Exóticas de Mato Grosso do Sul).
O Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) declarou estado de Emergência Zoossanitária em todo o território nacional no dia 22 de maio e até o momento são 1.572 casos investigados, 344 coletas realizadas, 6 investigações em andamento e 67 resultados positivos para a doença.
Acesse aqui o painel do Mapa para consulta de casos de gripe aviária no Brasil.
Com informações Semadesc
Foto: Mapa
Página:
https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2023/07/21/gripe-aviria-ms-decreta-estado-de-emergncia-zoossanitria-/14652.html