Portal GHF

Agronegócio

Governo contraria produtores de arroz e zera tarifa de importação

Medida vale para países de fora do Mercosul, que já tinham a isenção

O Governo Federal contrariou os pedidos dos produtores de arroz e zerou a tarifa de importação de três variedades do produto nesta segunda-feira (dia 20) até o final deste ano.

O objetivo é evitar o aumento de preço do alimento, que teve sua produção comprometida pelas enchentes no Rio Grande do Sul, responsável por cerca de 70% da produção nacional.

“Ao zerar as tarifas, buscamos evitar problemas de desabastecimento ou de aumento do preço do produto no Brasil, por causa da redução de oferta”, afirmou o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin.

A redução a zero das tarifas passa a valer a partir da publicação da medida no Diário Oficial da União e vale até 31 de dezembro. A Secretaria de Comércio Exterior do MDIC (Secex) ainda pode ampliar esse prazo.

Como anunciado na semana passada, o Executivo pretende importar até 1 milhão de toneladas a fim de garantir que o preço de 1 quilo de arroz não passe de R$ 4.

A maior parte das importações de arroz atualmente são de países do Mercosul, onde já há a vantagem da isenção tributária. Nessa primeira fase, serão compradas 100 mil toneladas de arroz de países do bloco econômico.

Depois disso, outros mercados devem ser procurados, como Tailândia e Vietnã. Até abril, a Tailândia já respondia por 18,2% do total importado pelo Brasil.

O setor produtivo de arroz ficou descontente com a medida. Na semana passada, entidades gaúchas solicitaram ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, que tais medidas foram suspensas.

Redação | Agrofy News

Página:

https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2024/05/29/governo-contraria-produtores-de-arroz-e-zera-tarifa-de-importao/19547.html