Portal GHF

Agronegócio

Frente fria leva chuva ao Centro-Oeste; confira a previsão do tempo

Nas outras regiões do Centro-oeste, uma situação de bloqueio atmosférico continua inibindo a formação de nuvens mais carregadas

Confira a previsão do tempo para os dois próximos dias em todas as regiões do Brasil e saiba como uma frente fria irá impactar no milho primeira e segunda safra.

Sul

O tempo promete seguir firme no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e oeste do Paraná, por conta da atuação de uma massa de ar mais seca e fria. Estão previstas chuvas somente no leste do Paraná, onde os acumulados devem girar em torno dos 30 mm. Nesses três estados, o solo conta com boa umidade, inclusive no Rio Grande do Sul pelo alto volume dos últimos dias e o tempo mais ensolarado que as lavouras. No entanto, as temperaturas mínimas caem nesta terça-feira (9), chegando a 8º C ou 10 ºC nas áreas de baixada, mas sem risco para geada.

Em Toledo (PR), temperatura máxima de 23 ºC e mínima de 18 ºC.
Em Rancho Queimado (SC), temperatura máxima de 21 ºC e mínima de 15 ºC.
Em Dom Pedrito (RS), temperatura máxima de 20 ºC e mínima de 9 ºC
Sudeste

Um bloqueio atmosférico inibe a formação de nuvens deixando o tempo ensolarado em grande parte das regiões. Porém, devido ao avanço de uma frente fria, chuvas de até 25 mm estão previstas no leste de São Paulo. Devido a ventos de leste que trazem umidade do oceano para o continente, são esperadas chuvas de até 10 mm no Espírito Santo no decorrer de hoje. No geral, o tempo favorece a colheita do café e operações em campo.

Em Coromandel (MG), temperatura máxima de 29 ºC e mínima de 16 ºC.
Em Domingos Martins (ES), temperatura máxima é de 24 ºC e mínima de 18 ºC.
Em Morro Agudo (SP), temperatura máxima de 30 ºC e mínima de 17 ºC.
Centro-Oeste

Devido ao avanço de uma frente fria, acumulados de chuva de até 30 mm estão previstos para o centro-sul de Mato Grosso. Nas outras regiões, uma situação de bloqueio atmosférico continua inibindo a formação de nuvens mais carregadas. O solo ainda apresenta boa umidade, exceto no extremo sul de Mato Grosso, onde o solo já registra situação de déficit hídrico que pode prejudicar principalmente o desenvolvimento do milho segunda safra.

Em Tabaporã (MT), temperatura máxima de 33 ºC e mínima de 19 ºC.
Em Maracaju (MS), temperatura máxima de 27 ºC e mínima de 19 ºC.
Em Chapadão do Céu (GO), temperatura máxima de 27 ºC e mínima de 18 ºC.
Nordeste

â??

A previsão é de tempo firme na maior parte das áreas. São esperados acumulados de até 20 mm somente na faixa norte do Maranhão, extremo norte do Piauí e Ceará e litoral da Bahia. O tempo mais firme contribui para o avanço da a colheita da soja, café e milho primeira safra, como também ao escoamento da produção.

Em Luís Eduardo Magalhães (BA), temperatura máxima de 32 ºC e mínima de 21 ºC.
Em Santa Inês (MA), temperatura máxima de 30 ºC e mínima de 19 ºC.
Em Iguatu (CE), temperatura máxima de 34 ºC e mínima de 20 ºC.
Norte

Tempo firme somente no sudeste do Pará e Tocantins. O restante das áreas receberá chuvas entre 30 e 50 mm intercaladas períodos de sol. O solo ainda se encontra bastante úmido e as chuvas podem causar transtornos de forma pontual. No Acre e Rondônia, as chuvas devem ocorrer de forma mais espalhadas, não afetando as operações em campo e a colheita do café nas região.

Em Altamira (PA), temperatura máxima de 31 ºC e mínima de 21 ºC.
Em Gurupi (TO), temperatura máxima de 34 ºC e mínima de 22 ºC.
Em Rorainópolis (RR), temperatura máxima de 32 ºC e mínima de 22 ºC.

COMPARTILHAR ESTA NOTÍCIA

Página:

https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2023/05/09/frente-fria-leva-chuva-ao-centro-oeste-confira-a-previso-do-tempo/13420.html