Agronegócio
FAO lança 1º banco de dados global de aquicultura
Um protótipo do AquaGRIS já foi lançado em outubro de 2021
A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) criará o primeiro banco de dados online de livre acesso de recursos aquáticos globais cultivados em fazendas. O banco de dados AquaGRIS (Aquatic Genetic Resources Information) cobrirá mais de 600 espécies aquáticas, bem como a ampla gama de cepas, híbridos e variedades encontradas em sistemas de aquicultura em todo o mundo.
O AquaGRIS será dirigido a cinco usuários principais: produtores de aquicultura (produtores e incubatórios); líderes políticos; administradores de recursos estaduais; organizações regionais e internacionais; e gestores de conservação. A interface permitirá aos usuários gerar relatórios personalizados organizados por país, espécie ou área temática. O estado de conservação da espécie também estará disponível. A terminologia e as descrições padronizadas globalmente garantirão consistência e comparabilidade além-fronteiras.
â??
Um protótipo do AquaGRIS já foi lançado em outubro de 2021. Ele listava informações como espécies de aquicultura não nativas, tipos de cultura introduzidos e riscos e controles relacionados à sua transferência e uso internacional. O banco de dados final será baseado no protótipo e atualmente aguarda a aprovação administrativa para entrar em operação.
O conjunto de dados AquaGRIS é baseado em várias fontes. O mais importante tem sido os Pontos Focais Nacionais (NFPs) para Recursos Genéticos Aquáticos, pessoas designadas para coletar informações sobre recursos aquáticos em seus respectivos países membros da FAO. Uma vez ativo, o banco de dados permitirá que qualquer pessoa envie informações. Todos os dados serão validados pelos NFPs antes de serem carregados.
Página:
https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2021/11/30/fao-lana-1-banco-de-dados-global-de-aquicultura/5198.html