Agronegócio
Exportação de milho cresce 30% no 1º quadrimestre, segundo consultoria
O analista ainda acredita que mesmo com uma quebra na segunda safra do milho o Brasil não tenha problemas com o abastecimento interno
A balança comercial registrou superávit de 10,3 bilhões de dólares em abril, o maior saldo mensal em 33 anos.
Segundo o analista de mercado da Cogo Consultoria, Carlos Cogo, o mês de abril bateu recorde de exportação mensal de soja em grão no Brasil, com volume exportado de 17,33 milhões de toneladas, enquanto no mesmo período do ano anterior o volume exportado foi de 14,8 milhões de toneladas.
“Com isso já acumulamos no primeiro quadrimestre do ano uma alta de 6% no volume exportado compensando o atraso do plantio e colheita. Tudo indica que em maio o cenário pode se repetir ou até mesmo superar o desempenho”, pontua Cogo.
Para o milho, as exportações cresceram 30% no primeiro quadrimestre deste ano, foram 3,8 milhões de toneladas até agora, 30% a mais que no mesmo período do ano passado.
O analista ainda acredita que mesmo com uma quebra na segunda safra do milho o Brasil não tenha problemas com o abastecimento interno, mas prevê alta no preço do grão. “Devido a uma inesperada quebra na segunda safra do milho, que ainda não se sabe a proporção total, então não dá pra falar que haverá prejuízos, ainda que há um excedente 50 milhões de toneladas de milho. Contudo, a expectativa é que preço do milho no interior deve ficar acima do preço no porto, o Brasil vai reduzir as exportações e com isso há uma tendência de pagar a preço mais alto no setor de consumidores, frangos e suínos”, explica Cogo.
Página:
https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2021/05/04/exportao-de-milho-cresce-30-no-1-quadrimestre-segundo-consultoria/1549.html