Portal GHF

Agronegócio

Exportações do algodão podem atingir recorde para mês de junho

Preços da pluma abriram mês com mais equilíbrio por conta da maior presença de agentes no mercado

Neste começo de junho, os preços do algodão tiveram maior firmeza nos indicadores do Cepea, sustentados pela maior presença de agentes mercadológicos no spot. Além disso, até o fim da semana passada, o Brasil já havia escoado mais de 50,3 mil toneladas da pluma, se aproximando do valor recorde para o período de junho, atingido em junho de 2023, segundo dados do Secex.

O aumento das movimentações no spot tem sido o principal fator para sustentar os preços da pluma neste começo de mês, segundo relatório do Cepea. Além disso, alguns compradores se mostraram dispostos a pagar preços mais altos, principalmente em lotes com maior qualidade, de acordo com os pesquisadores.

Do lado dos vendedores, uma pequena parcela se mostra flexível em relação aos valores, preocupados com as desvalorizações da fibra no mercado externo. Há também um aumento no ritmo de compras e vendas da pluma da safra 2023/24 e 2024/25, segundo o Cepea.

Enquanto isso, agentes mercadológicos continuam a priorizar o escoamento do algodão comprado previamente, por meio de contratos a prazo. Esses contratos são tanto para o mercado externo, quanto interno. Além disso, o atual cenário da produção nacional, em conjunto com os preços mais atrativos para exportações — por conta da alta do dólar em relação ao real —, mantém aquecido o mercado de vendas internacionais.

Somente nos primeiros cinco dias úteis de junho, o país já havia escoado 50,34 mil toneladas da pluma, quase igualando o valor registrado em junho de 2023, que foi de 60,3 mil toneladas. Além disso, o valor do ano passado é o recorde para o período, e deve ser quebrado em 2024.

Preços do algodão
No Indicador do Cepea, a cotação da pluma tem demonstrado flutuabilidade em relação aos preços, que ora são negativos, ora positivos (em relação ao mês anterior). A última cotação registrada, na terça-feira (11), foi de R$ 386,90 por libra/peso da pluma, o que representa uma queda de 0,86% em relação ao preço do fim de maio.

Porém, no dia anterior, segunda-feira (10), a cotação teve seu maior valor do mês de junho até aqui, R$ 394,77 por libra/peso, o que representava um aumento de 1,16% em relação ao mês anterior. Sendo assim, a cotação segue variando bastante, mas com preços mais firmes e oscilações baixas.

redação com informações do Cepea | Agrofy News

Página:

https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2024/06/12/exportaes-do-algodo-podem-atingir-recorde-para-ms-de-junho/19782.html