Portal GHF

Agronegócio

Empresário suspeito de chefiar esquema de grilagem em Formosa é preso no RS

DArtagnan Costamilan foi preso em Santa Maria. Ele estava foragido há cerca de um mês após ter prisão decretada pela Justiça de Goiás

Mandados foram cumpridos em escritórios e residências do investigados. (Foto: Polícia Civil)

Ton Paulo e Pedro Moura

O empresário D’Artagnan Costamilan, suspeito de liderar um esquema de grilagem de terras em Formosa, Entorno do Distrito Federal, foi preso nesta quarta-feira, 16, no município de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Costamilan, que era considerado foragido até então, foi apontado pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO) como a figura central do esquema criminoso, usando, inclusive, de seu poder aquisitivo para cometer atos de corrupção envolvendo agentes públicos.

Conforme a Polícia Civil ao g1 do Rio Grande do Sul, o empresário estava morando há cerca de um mês em um prédio no Centro de Santa Maria. O imóvel pertenceria a um membro da família dele.

De acordo com o delegado Gabriel Casanova, Costamilan “estava se escondendo neste condomínio de classe média há cerca de três semanas, logo depois da operação do MP em Goiás”.

Leia também:

Grilagem em Formosa: esquema contava com ameaças de morte e influência política

Empresários, advogados, corretor e cartorário são alvo de operação que investiga grilagem em Formosa

Conforme noticiado pelo Jornal Opção, o esquema de grilagem envolvendo empresários do ramo imobiliário, políticos, advogados e até um cartorário veio à tona após o MP-GO analisar escrituras, interceptações telefônicas e outras provas para pedir à Justiça mandados de busca e apreensão e decretação de prisão preventiva.

O MP-GO tomou conhecimento dos crimes após o dono de dois lotes da cidade perceber uma fraude na documentação de venda das terras. A partir disso, o órgão realizou uma minuciosa investigação que durou seis meses e apurou ao menos cinco crimes: grilagem, corrupção, falsidade ideológica, uso de documento falso e associação criminosa. 

Em meados de julho, a Justiça autorizou e foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão contra pessoas físicas e jurídicas. Já o mandado de prisão expedido contra o empresário D’Artagnan Costamilan não chegou a ser cumprido na época, uma vez que ele não foi encontrado.

O Jornal Opção tenta localizar a defesa de D’Artagna Costamilan. O espaço permanece aberto.

 

Página:

https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2023/08/17/empresrio-suspeito-de-chefiar-esquema-de-grilagem-em-formosa-preso-no-rs/15090.html