Portal GHF

Agronegócio

Emater/RS emite relatório conjuntural do setor leiteiro

As temperaturas mais amenas têm beneficiado os animais, reduzindo o estresse térmico e melhorando seu desempenho no pastejo.

As temperaturas mais amenas têm beneficiado os animais, reduzindo o estresse térmico e melhorando seu desempenho no pastejo. Os produtores estão atentos ao aumento da incidência de mosca-dos-chifres, berne e carrapato, realizando tratamentos estratégicos. O tempo mais seco e o final do ciclo das pastagens de verão aumentam os casos de Leite Instável Não Ácido (LINA), exigindo cuidados redobrados.

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, a prolongada estiagem está impactando negativamente na produtividade das matrizes, além de aumentar os problemas relacionados a carrapato, mosca-dos-chifres e miíase nas propriedades locais.

Em Hulha Negra, um levantamento realizado nas empresas do município indicou queda de 5% no volume de leite coletado nos últimos 20 dias, devido à redução na oferta e na qualidade da forragem, além do estresse causado pelas altas temperaturas.

Na de Caxias do Sul, a produção de leite foi afetada pelo vazio forrageiro outonal, levando os produtores a utilizar suas reservas de forragem conservada. As pastagens anuais de inverno terminaram seu ciclo; as de verão não foram implantadas ou estão em fase inicial de crescimento.

Na de Erechim, o rebanho apresenta condições sanitárias adequadas, mas observou-se queda na produção de leite.

Na de Frederico Westphalen, as condições ambientais seguem adequadas para o bem-estar do rebanho.

Na de Ijuí, o preço do leite apresenta recuperação lenta e pouco expressiva, gerando preocupação entre os produtores em relação à rentabilidade da atividade.

Na de Passo Fundo, a redução na qualidade das forrageiras, devido à transição de estações, tem demandado maior uso de silagens e melhoria na qualidade nutricional das rações para manter a produção de leite.

Na de Pelotas, em Capão do Leão e Santa Vitória do Palmar, destaca-se o segundo mês consecutivo de aumento no preço do produto. Segue o registro de bom desenvolvimento das pastagens anuais e perenes de verão.

Na de Santa Maria, as condições sanitárias estão dentro do esperado para o verão, e as matrizes estão sendo manejadas diariamente para facilitar a manutenção da saúde, incluindo controle de mastite.

Na de Santa Rosa, o volume total de alimentos necessário continua sendo complementado com silagem de milho.

Os indicadores de qualidade do leite têm oscilado devido às temperaturas elevadas, mas permanecem dentro dos valores aceitáveis, exigindo atenção na higienização dos utensílios. Na de Soledade, o período de cobertura ainda está em andamento.

As informações são da Emater/RS, adaptadas pela equipe MilkPoint. 

Página:

https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2024/03/18/ematerrs-emite-relatrio-conjuntural-do-setor-leiteiro/18270.html