Portal GHF

Agronegócio

Emater/RS emite relatório conjuntural do setor leiteiro

Os rebanhos mantêm boas condições sanitárias, embora haja relatos de altas infestações por carrapato e ocorrências de tristeza parasitária bovina (TPB).

Os rebanhos mantêm boas condições sanitárias, embora haja relatos de altas infestações por carrapato e ocorrências de tristeza parasitária bovina (TPB). As temperaturas mais amenas têm reduzido o estresse térmico dos animais, contribuindo para melhorias em seu desempenho. O período reprodutivo está em curso e, de forma geral, as expectativas são positivas em relação aos índices de prenhez, mesmo diante das condições ambientais menos favoráveis, como altas temperaturas e menor qualidade das forrageiras de verão. Em algumas regiões, foram relatados casos de leite instável não ácido (LINA).

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, as temperaturas amenas, no início do período, favoreceram o bem-estar das matrizes e, nas localidades com registro de chuvas, houve bom estímulo de rebrote para as pastagens. Na de Erechim, o rebanho apresenta condições sanitárias adequadas. Observou-se uma queda na produção de leite no município de Erechim em relação ao mesmo mês do ano anterior, provavelmente devido à redução no fornecimento de alimentos concentrados, aos baixos valores recebidos pelo leite nos últimos meses e à troca de alimentação volumosa. Na de Passo Fundo, os animais mantêm o volume de produção e o escore corporal, associados à manutenção do estado sanitário.

Na de Porto Alegre, o rebanho apresenta boa condição nutricional e corporal em virtude do clima chuvoso e quente, resultando em boa oferta forrageira. Na de Pelotas, a ocorrência de temperaturas mais amenas tem reduzido o estresse térmico dos animais, melhorando seu desempenho. Os produtores estão alertas para a incidência de mosca-dos-chifres e berne, realizando controle do rebanho.

Na de Porto Alegre, há registro de grande infestação por carrapato. Na de Santa Maria, o rebanho leiteiro encontra-se em situação nutricional adequada como consequência da boa disponibilidade de pasto. Na de Santa Rosa, as oscilações dos volumes de chuva, nas últimas semanas, têm interferido na disponibilidade de alimentos frescos para os animais, havendo redução em algumas propriedades.

As informações são da Emater/RS, adaptadas pela equipe MilkPoint.

Página:

https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2024/03/04/ematerrs-emite-relatrio-conjuntural-do-setor-leiteiro/18039.html