Portal GHF

Agronegócio

Delegação chinesa visita pela primeira vez o RS e a Expointer

Um dos objetivos dos representantes chineses é ampliar exportações do RS para o país asiático

A delegação chinesa participa do seminário Oportunidade e desafios na parceria econômica Brasil-China, que ocorre na terça (29) - Foto: Tais Teixeira/Ascom Sedec
Uma delegação chinesa está pela primeira vez no Rio Grande do Sul para participar do seminário Oportunidade e desafios na parceria econômica Brasil-China: estreitando laços para cooperação com foco no desenvolvimento mútuo, que será realizada na terça-feira (29/8), no Auditório da Agricultura da 46ª Expointer, em Esteio.

O evento tem o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e reúne lideranças chinesas e gaúchas, tanto governamentais quanto empresariais. O objetivo do grupo, formado por representantes do governo do país asiático, é ampliar a variedade e o volume de produtos já exportados pelo Estado para a China.

O grupo visitou a feira nesta segunda-feira (28/8) e esteve na área das máquinas agricolas, nos pavilhões dos animais e da Agricultura Familiar, onde provaram os produtos e identificaram itens que podem vir a ser exportados para a China.

Na sequência, os chineses participaram de uma reunião técnica com a diretora do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Rosane Collares, e o diretor adjunto, Francisco Lopes. Eles apresentaram detalhes do rigoroso trabalho de sanidade animal para garantir a qualidade dos criatórios voltados para o mercado.

O presidente da Associação Gaúcha de Avicultura, José Eduardo dos Santos, também participou do encontro, expondo o interesse do Estado em aumentar o volume de exportação para China e maneiras de agilizar a habilitação das plantas frigoríficas de aves que estão em fase de finalização do processo. Atualmente, a China é o principal cliente da carne de frango gaúcha, absorvendo cerca de 30% dos embarques.

O diretor do Departamento de Promoção Comercial, Investimentos e Assuntos Internacionais da Sedec, Evaldo da Silva Júnior, responsável pela articulação e organização da agenda dos chineses com os órgãos do Estado, lembrou que a vinda da delegação foi um dos assuntos tratados na missão à China, que o ocorreu em março deste ano.

“A presença dos chineses aqui é a evidência de que as missões dão retorno. Eles estão em busca de opções para possíveis investimentos no Estado e de cooperação técnica”, disse Silva Júnior. Ele também ressaltou que já há interesse chinês que o Estado participe da feira CISCE, que acontece em Pequim, em novembro deste ano, e é organizada pelo Governo Central chinês.

O representante do Escritório Chinês de Promoção de Comércio Internacional no Brasil, Guo Yinghui, relatou que a China tem 1,4 bilhão de habitantes e classificou como desafio alimentar toda essa população. Por isso, segundo ele, há a necessidade de se expandir as relações comerciais que garantam a segurança alimentar.

No seminário, são esperadas dez empresas chinesas que já têm investimentos no Brasil.

Texto: Tais Teixeira/Ascom Sedec
Edição: Secom

Página:

https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2023/08/29/delegao-chinesa-visita-pela-primeira-vez-o-rs-e-a-expointer/15264.html