Portal GHF

Agronegócio

CPI faz primeira diligência em fazenda invadida de Rosana

Deputados visitam cidades do extremo oeste do Estado de São Paulo

Membros da CPI do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) realizam nesta segunda-feira (29) a primeira agenda externa da comissão na zona rural de Presidente Prudente (SP). Os deputados devem percorrer durante todo o dia a região no extremo oeste do estado de São Paulo, onde atualmente, há 117 assentamentos rurais, com cerca de sete mil famílias, em 170 mil hectares.

O objetivo da agenda é investigar casos de invasão de propriedades da região. Pela manhã, a CPI se reuniu com delegados do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior.

A primeira fazenda que será vistoriada é de Rosana, a 209 quilômetros de Presidente Prudente.

 

O MST fez a primeira invasão de terra no Pontal do Paranapanema em 14 de julho de 1990, quando cerca de 800 integrantes do movimento ocupavam a fazenda Nova Pontal, em Rosana. A principal reivindicação do grupo é a reforma agrária.

Participam da comitiva o presidente da CPI, Coronel Zucco (Republicanos-RS); o relator Ricardo Salles (PL-SP); Capitão Alden (PL-BA); Caroline de Toni (PL-SC); Magda Mofatto (PL-GO); Messias Donato (Republicanos-ES); Nilto Tatto (PT-SP) e Rodolfo Nogueira (PL-MS).

A próxima reunião extraordinária da CPI está prevista para esta terça-feira, dia 30, às 14 horas.

Página:

https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2023/05/29/cpi-faz-primeira-diligncia-em-fazenda-invadida-de-rosana/13777.html