Portal GHF

Agronegócio

Cotação do arroz volta a subir após 10 semanas seguidas em queda

Redução da oferta de matéria-prima e aumento da procura motivaram a valorização

Segundo especialistas do Cepea, a média ponderada do arroz com casca no Rio Grande do Sul voltou a subir. Após 10 semanas em queda nas médias semanais, a cotação valorizou levemente, fechando a semana passada próximo aos R$ 99/saca de 50 kg e interrompendo a tendência de recuo. 

Essa recuperação se deu pelo aumento da demanda do mercado junto com a redução da oferta de matéria-prima. Pelo lado do produtor, alguns relataram não ter lavouras disponíveis para comercialização, devido ao clima adverso e tempestades. Dessa forma, os negócios seguem sendo feitos, mas de forma pontual.

No porto de Rio Grande (RS), o interesse de tradings tem crescido, favorecido pela valorização do dólar. Porém, as negociações realizadas no spot ou via contratos a termo para exportação ficaram mais restritas, limitadas pela diferença de preços e prazos oferecidos pelos agentes dos mercados interno e externo.

Queda vai continuar?
Em meados do mês passado, o governo federal declarou que espera uma queda de cerca de 20% no preço do arroz a partir de abril. O recuo é projetado para a virada do mês por conta da reposição dos estoques do grão já com preços menores.

Para auxiliar os produtores, nessa declaração foi dito que novas medidas de estímulo ao aumento da produção de alimentos básicos serão tomadas no próximo Plano Safra, em 2024/25. Essa medida atenderá produtores de arroz, feijão, milho e mandioca.

redação com informações do Cepea | Agrofy News

Página:

https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2024/04/03/cotao-do-arroz-volta-a-subir-aps-10-semanas-seguidas-em-queda/18535.html