Portal GHF

Agronegócio

Cotação de suínos já subiu mais de 8,4% no mês de maio, segundo Indicador do Cepea

Mesmo assim, poder de compra do produtor caiu frente ao farelo de soja

A cotação da carcaça suína especial teve um crescimento acumulado de 8,41% na primeira quinzena do mês de maio, segundo o Indicador do Cepea no atacado paulista. Os preços, que vinham em baixa desde o mês anterior, atingiram o patamar de R$ 10,18 por kg, o maior valor desde o dia 12 de janeiro deste ano.

Mesmo com toda esta valorização, o suinocultor paulista ainda perdeu poder de compra frente ao farelo de soja no mês de maio até aqui. Isto acontece por conta da maior valorização da oleaginosa em comparação com a proteína animal no período.

O que motiva as valorizações?
Nos dois casos, o crescimento das cotações é motivado pela maior demanda do mercado, além das preocupações com a oferta decorrentes das tragédias ocorridas no Rio Grande do Sul, que é o 3° maior produtor de suínos e o 5° maior produtor de soja no país.

No caso exclusivamente dos suínos, por conta da maior demanda pela proteína, os frigoríficos têm procurado lotes extras de animais prontos para abate, o que ajudou no aumento da cotação.


Já no caso do farelo de soja, segundo a equipe especializada do Cepea, as chuvas no território gaúcho impactaram de forma negativa a produção do grão. Este fato deve limitar a oferta nacional do insumo e já tem forçado compradores a negociar novos lotes, com objetivo de garantir estoques.

Além disso, a grande demanda internacional pela soja e seus derivados impulsionou mais ainda este cenário de alta nos preços, ainda segundo o Cepea.

redação com informações do Cepea | Agrofy News

Página:

https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2024/05/16/cotao-de-sunos-j-subiu-mais-de-84-no-ms-de-maio-segundo-indicador-do-cepea/19314.html