Portal GHF

Agronegócio

Cotação da soja tem maior média do ano na parcial de abril

Relatório divulgado pelo Cepea contabilizou até o dia 25 deste mês e apontou aumentos de 2,2% e 2,9% nas cotações

Até o dia 25 de abril, as cotações da soja no Paraná e em Paranaguá haviam subido 2,9% e 2,2%, respectivamente, nas médias mensais parciais, segundo levantamento do Cepea.

Ainda de acordo com este relatório, os preços foram sustentados pela valorização externa e a crise que os EUA vive em relação a sua produção do grão.

A média parcial do mês de abril, das duas cotações, representa o maior valor desde janeiro de 2024, quando houve preocupação com o clima sobre as lavouras da América do Sul, que impulsionam os valores internos.

Colheita da soja no Brasil
Em relação à colheita da safra atual da soja no Brasil, o Cepea aponta em seu relatório que as operações entraram em sua parte final. 

De acordo com dados da Conab, 86,8% da área cultivada foi colhida até o dia 21 de abril, com um crescimento semanal de 3,6 p.p. Este valor segue abaixo da área colhida no ano passado neste mesmo período, que era de 89%.

Este ritmo mais lento dos trabalhos na lavoura foi causado pelo clima. O excesso de chuvas no Sul do país e em boa parte do Nordeste atrapalharam as operações durante várias semanas seguidas, ainda segundo os especialistas do Cepea.

Além disso, a previsão de novas chuvas e tempestades no Sul do Brasil nesta semana pode novamente atrasar a colheita da soja e impulsionar mais uma vez a cotação da soja, visto que a oferta vai, novamente, diminuir.

redação com informações do Cepea | Agrofy News

Página:

https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2024/04/29/cotao-da-soja-tem-maior-mdia-do-ano-na-parcial-de-abril/18984.html