Agronegócio
Copa do Mundo do Zebu: Confira novidades para trabalhos de julgamento da 89ª ExpoZebu
Prazo para indicação de jurados terminará no dia 1º de abril; sorteio para definição será no dia 2
Não à toa chamada de Copa do Mundo do Zebu, os julgamentos da ExpoZebu são um dos pontos altos da maior feira mundial de raças zebuínas. Para fazer bonito na competição, o trabalho de seleção e preparação dos animais começa muito antes, nos criatórios. E a complexa missão de eleger os grandes campeões das raças zebuínas ficará a cargo de experientes jurados do Colégio de Jurados das Raças Zebuínas (CJRZ), que, mais uma vez, serão indicados pelos criadores e definidos em sorteio.
Para as raças Gir Dupla Aptidão, Gir Leiteiro, Nelore, Nelore Mocho, Nelore Pelagens, Sindi e Tabapuã, os trabalhos de julgamento da 89ª ExpoZebu serão realizados por um jurado titular e um assistente, ambos efetivos e pertencentes ao CJRZ. Os jurados titulares serão definidos a partir das indicações dos expositores, no ato das inscrições.
Já para as raças Brahman e Indubrasil, serão convidados jurados estrangeiros, escolhidos de comum acordo entre o CJRZ e a respectiva associação promocional da raça. Para a raça Guzerá e Guzerá Leiteiro, os jurados serão definidos pelo CJRZ. Os trabalhos de julgamento dos grupos Brahman e Brahman a Campo serão realizados pelo mesmo jurado. Os jurados assistentes serão definidos pelo CJRZ.
Nos casos de indicação pelos expositores, cada expositor indicará três jurados, escolhidos em lista oficial disponibilizada pela organização do evento. A definição será feita por sorteio, no dia 2 de abril, entre os três jurados mais indicados pelos expositores, seguindo o ordenamento das raças de forma decrescente em função do número de animais inscritos. Para ordenamento das raças, será considerado o número de inscrições pagas até o dia 1º de abril. Se necessário, em função de não haver mais opções disponíveis nas indicações dos expositores, os jurados serão indicados para sorteio pelo CJRZ.
Para que o expositor tenha direito à indicação de jurados, será observado que pelo menos 2/3 (dois terços) de seus animais inscritos estejam em seu nome nos arquivos do SRGRZ pelo menos 6 (seis) meses antes da data-base do evento. Somente serão computadas as indicações feitas por expositores que inscreverem seus animais até o dia 01/04 e cujos valores estejam devidamente quitados.
Para atuar na 89ª ExpoZebu, os jurados devem cumprir as seguintes condições estabelecidas pelo CJRZ: não é permitido que o jurado indicado forneça assessoria técnica e/ou comercial em eventos relacionados à raça que está sendo avaliada, nem para as centrais de genética, seja como indivíduo ou como parte de uma pessoa jurídica. É vedada a atuação de jurados que estejam envolvidos em veículos de comunicação que façam propaganda dos animais da raça a ser julgada ou de suas respectivas centrais de genética, seja como indivíduos ou como integrantes de pessoas jurídicas. Entende-se como “participante/integrante de pessoa jurídica” qualquer pessoa que seja proprietária, associada, cotista, preposta com poder de decisão, terceiros contratados ou qualquer outra pessoa que tenha vínculos com a pessoa jurídica, inclusive representantes. O jurado indicado não pode manter nenhum tipo de contrato empregatício ou de consultoria com expositores que participem da exposição da raça que está avaliando, nem com as centrais de genética relacionadas.
Todas as restrições mencionadas são válidas pelo período de 30 dias que antecedem a indicação do jurado até 30 dias após o término do evento. Em nenhuma circunstância o jurado pode julgar ou vender animais de sua propriedade pertencentes à raça zebuína que está avaliando, seja como pessoa física, integrando pessoa jurídica ou condomínios. Os jurados que atuaram na ExpoZebu anterior ficam impedidos de julgar a mesma raça nesta edição.
Tags: expozebu2024
COMPARTILHE
Página:
https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2024/02/06/copa-do-mundo-do-zebu-confira-novidades-para-trabalhos-de-julgamento-da-89-expozebu/17637.html