Portal GHF

Agronegócio

Conversas difíceis podem salvar o futuro da sua fazenda

Manter uma fazenda familiar é mais do que um trabalho em tempo integral; é um estilo de vida que muitos no meio rural valorizam profundamente.

Manter uma fazenda familiar é mais do que um trabalho em tempo integral; é um estilo de vida que muitos no meio rural valorizam profundamente. No entanto, garantir que essas fazendas sejam transmitidas para as próximas gerações exige planejamento cuidadoso e, muitas vezes, conversas difíceis com os familiares. 

Essa realidade foi destacada em um recente webinar do Professional Dairy Producers, no qual Wesley Tucker, Especialista de Campo em Negócios Agrícolas da Universidade de Missouri, enfatizou a importância crítica dessas discussões.

A necessidade de conversas difíceis

Tucker alerta que evitar essas conversas difíceis pode colocar o futuro da fazenda familiar em risco.

"Se não planejarmos e não enfrentarmos essas conversas difíceis, o legado de sua fazenda pode ser interrompido", ele compartilhou, observando que o recente Relatório do Censo Agrícola dos EUA indica que um terço dos produtores agora tem mais de 65 anos. “Precisamos levar a sério o planejamento e fazer isso da maneira correta se quisermos não apenas proteger nossas operações e famílias, mas também nossas comunidades rurais espalhadas pelo país.”

Além do planejamento patrimonial: uma visão mais ampla

Passar a fazenda para a próxima geração envolve mais do que simplesmente criar um plano de sucessão. De acordo com Tucker, “A realidade é que, se o objetivo de um produtor é realmente ver um dos seus filhos ordenhando vacas na propriedade da família cinco ou dez anos após sua partida, então um plano de sucessão é muito, muito mais do que um plano patrimonial.” Essa abordagem holística prepara o terreno para uma transição bem-sucedida entre gerações.

Os desafios dos negócios familiares

Ser ao mesmo tempo membro da família e parceiro de negócios pode causar atritos e conflitos.

“Negócios familiares, infelizmente, são difíceis. Você pensaria que seria fácil trabalhar com aqueles que são da sua família, mas, na verdade, é muito mais difícil,” ele afirma.

Ele faz uma analogia com o casamento, onde a comunicação é frequentemente citada como a chave para o sucesso.

“Se a comunicação é a chave para um bom casamento, quantos de nós têm encontros regulares com o cônjuge? E a realidade é que a maioria de nós não tem,” ele diz.

Faça da comunicação uma prioridade

No mundo acelerado e exigente do agro, reuniões familiares frequentemente ficam em segundo plano em relação às necessidades constantes de cuidar dos animais e das colheitas. Tucker enfatizou que, a menos que as famílias se comprometam intencionalmente com a comunicação, as discussões sobre sucessão nunca acontecerão.

“A menos que você seja extremamente intencional sobre a comunicação e coloque reuniões familiares no calendário, dizendo 'nós vamos sentar e conversar uma vez por mês ou uma vez por trimestre, ou o que for', elas não acontecerão,” ele insistiu.

Tucker aconselha fortemente que reuniões familiares se tornem uma prioridade se as famílias estão realmente comprometidas em trabalhar juntas e lidar com questões sensíveis. A comunicação regular e o planejamento são fundamentais para garantir que o legado da fazenda permaneça intacto para as gerações futuras.

 

 

As informações são do Dairy Herd Management, traduzidas pela equipe MilkPoint.

Página:

https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2024/10/14/conversas-difceis-podem-salvar-o-futuro-da-sua-fazenda/22025.html