Agronegócio
Controle da broca-da-cana será debatida
"Takumi é seletivo aos inimigos naturais da broca-da-cana"
“Trata-se de um inseticida de alta tecnologia e alto desempenho” - Foto: Pixabay
Nesta quinta-feira, 5, acontece o Encontro Técnico Global Cana 2024, com a participação da Sipcam Nichino. A engenheira agrônoma Carulina Oliveira apresentará sobre o controle da broca-da-cana (Diatraea saccharalis). Ela destacará a eficácia do inseticida Takumi, que utiliza a molécula Flubendiamida 222, patenteada pela Nichino, para reduzir as populações da praga e impedir a eclosão de ovos. A fórmula suspensão concentrada (SC) do Takumi é uma inovação no mercado.
“Trata-se de um inseticida de alta tecnologia e alto desempenho”, ela resume. A executiva adianta que estudos atrelados ao produto, liderados pela empresa e por pesquisadores do IAC e da Universidade de São Carlos, (UFSCar), indicaram que a Flubendiamida 222 reduziu de 10% para 1% a população da broca em canaviais estratégicos do setor sucroenergético, “um resultado de duas a quatro vezes maior do que o do chamado tratamento do produtor”, diz.
Carulina destaca que o Takumi age rapidamente contra a broca-da-cana, paralisando a lagarta em até três dias por contato ou ingestão. O inseticida é seletivo aos inimigos naturais da praga e adequado para o manejo integrado de pragas (MIP), combinando controle químico e biológico. A Sipcam Nichino, formada em 1979 pela fusão da italiana Sipcam e da japonesa Nichino, é conhecida por sua inovação em agroquímicos e desenvolvimento de novas moléculas para proteção de cultivos.
“Takumi é seletivo aos inimigos naturais da broca-da-cana e ideal à prática do manejo de resistência dessa praga aos inseticidas em linha. Tem bom encaixe ainda nas estratégias do MIP ou manejo integrado de pragas, que combinam controle químico e controle biológico”, finaliza.
Agrolink - Leonardo Gottems
Compartilhe:
Página:
https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2024/09/03/controle-da-broca-da-cana-ser-debatida/21302.html