Portal GHF

Agronegócio

CNA aponta ao Mapa medidas de apoio aos pecuaristas de corte

Segundo a Confederação, o pecuarista está descapitalizado redação com informações da CNA | Agrofy News

CNA diz que mercado do boi tem sido pressionado desde 2022. (Foto - Wenderson Araujo/Trilux)

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) solicitou ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) medidas de apoio aos pecuaristas de corte.

A CNA cobra a criação de linha emergencial de capital de giro, o aumento do prazo de reembolso da contratação de crédito de custeio pecuário com recursos obrigatórios e a renegociação de dívidas de operações de crédito contratadas entre 01/01/2021 e 01/09/2023.

Os apontamentos foram feitos durante debate que ocorreu na última terça-feira (dia 14) sobre o cenário atual do mercado de carne bovina e os impactos na renda e no custo dos produtores durante reunião da Câmara Setorial do setor do

O assessor técnico da CNA Rafael Ribeiro apresentou a queda de preços do boi gordo em São Paulo. Segundo os dados, a fase de baixa de preços nos últimos meses é resultado da maior oferta de animais, demanda interna fraca e queda nas exportações.

“O total de bovinos abatidos no primeiro semestre de 2023 aumentou 9% frente ao mesmo período de 2022. A maior disponibilidade de carne, somada ao recuo do consumo interno, tem pressionado para baixo as cotações do boi gordo”, disse.

Rafael informou que o mercado do boi tem sido pressionado desde 2022. “O cenário impactou negativamente a capacidade de investimentos na atividade por parte dos produtores, bem como em arcar com os compromissos junto às instituições financeiras. O pecuarista está descapitalizado”.

Durante a reunião, o assessor técnico defendeu a necessidade de suporte aos produtores nesse momento de baixa do mercado, considerando as expectativas de uma retomada da fase de alta nos preços do boi gordo somente em 2025.

Página:

https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2023/11/17/cna-aponta-ao-mapa-medidas-de-apoio-aos-pecuaristas-de-corte/16439.html