Portal GHF

Agronegócio

Câmara Temática de Agrocarbono Sustentável é instituída e entra em vigor em março

Objetivo do Mapa é construir políticas de segurança alimentar e ambiental/ Por Redação com informações da Agência Brasil | Agrofy News

Mercado de carbono. será uma das frentes temáticas. (Foto: Tony Oliveira/CNA)

Soluções para a promoção do agronegócio, aliadas às baixas emissões de gases de efeito estufa, serão os objetos de debate da Câmara Temática de Agrocarbono Sustentável, que teve sua formação publicada hoje (dia 5) no Diário Oficial da União e entrará em vigor a partir de março.

Instituído pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, o colegiado, que já havia sido anunciada em novembro de 2023, reunirá representantes dos setores público e privado.

Com 74 titulares e o mesmo número de suplentes, a câmara reunirá representantes de associações de diferentes setores rurais, bancos financiadores, instituições científicas, organizações não governamentais, representações sociais e órgãos do governo.

Todos com o objetivo de construir políticas que garantam ao país segurança alimentar, climática e ambiental, associadas a um setor agropecuário produtivo em escala global.

Quatro frentes
De acordo com o Mapa o colegiado trabalha, inicialmente, com quatro frentes temáticas sendo um grupo que tratará da taxonomia do setor, para identificar e classificar iniciativas sustentáveis em cada cadeia produtiva do agronegócio.

Um segundo grupo tratará da rastreabilidade e certificações, que permitirão a garantia da procedência produtiva no mercado internacional.

O terceiro grupo tratará de finanças sustentáveis e o quarto do mercado de carbono.

A câmara técnica funcionará como órgão consultivo do Conselho Nacional de Política Agrícola que, por sua vez, assessora o Ministério da Agricultura e Pecuária na elaboração de políticas públicas e na construção, acompanhamento e fiscalização do Plano de Diretrizes Agrícolas.

Página:

https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2024/02/05/cmara-temtica-de-agrocarbono-sustentvel-instituda-e-entra-em-vigor-em-maro/17616.html