Portal GHF

Agronegócio

Câmara debate consequências para o agro da má conservação de rodovias em Roraima

Audiência Pública reuniu representantes de órgãos ambientais e do setor agropecuário para buscar um equilíbrio entre a preservação e desenvolvimento da região

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados realizou, nesta quinta-feira (25), audiência pública sobre a relevância da infraestrutura rodoviária de Roraima no agronegócio, na agricultura familiar e nas relações com os países próximos.

A audiência foi presidida pelo deputado e membro da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Albuquerque (Republicanos-RR), que ressaltou a importância da estrada com a Guiana, pois é o trajeto mais curto para que os produtos brasileiros cheguem aos países do Caribe e aos Estados Unidos, bem como para que os produtos do norte do país cheguem à Europa.

â??

Albuquerque, que é um dos autores do pedido da audiência pública, também destacou que as relações comerciais Brasil-Venezuela e Brasil-Guiana, via Roraima, se fortaleceram nos últimos anos. “As exportações de Roraima para Venezuela atingiram 274 milhões de dólares, em 2022. Exportamos, carne, dentre outros produtos. Com a Guiana também tivemos um crescimento significativo. Em 2021, as exportações brasileiras cresceram mais de 170%, atingindo, 117 milhões de dólares”, disse.

O parlamentar finalizou a audiência dizendo que o estado de Roraima é promissor, cheio de oportunidades e que está aberto para o Brasil. “É um grande corredor para exportação da América Latina”.

Para enriquecer o debate, foram convidados especialistas no assunto, como a chefe da Divisão de Colômbia, Guiana, Suriname e Venezuela, do Ministério das Relações Exteriores (MR), Gabriella Guimarães Gazzinelli, o secretário adjunto da Secretaria de Infraestrutura do Estado de Roraima (SEINF-RR), Emerson de Paula Oliveira que participou remotamente, e o técnico de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Pedro Silva Barros. A presença desses representantes de órgãos ambientais e do setor agropecuário é fundamental para a busca de um equilíbrio entre a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável da região.

Página:

https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2023/05/26/cmara-debate-consequncias-para-o-agro-da-m-conservao-de-rodovias-em-roraima/13756.html