Agronegócio
Chuvas intensas e ventos fortes atingem grande parte do paÃs nesta quarta-feira
A Defesa Civil alerta para chuvas intensas em 64 municÃpios de Mato Grosso
A previsão aponta para a persistência das precipitações em regiões do Amazonas, Pará, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, São Paulo, Paraná e partes do litoral do Nordeste.
Os acumulados podem chegar a 100 mm, acompanhados de ventos intensos de até 100 km/h.
São Paulo segue em alerta
Em São Paulo, a preocupação se mantém devido aos altos volumes de chuva registrados na última semana. O Inmet prevê que esse cenário continue nos próximos dias.
Três sistemas meteorológicos influenciam o volume de precipitação nessas regiões: a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). Juntos, esses fenômenos intensificam as instabilidades climáticas em diversas áreas do país.
Demais estados em atenção
Além das regiões com alerta laranja, 21 estados e o Distrito Federal estão sob aviso amarelo de perigo potencial para chuvas intensas. Os acumulados podem alcançar 50 mm até quarta-feira (5).
Os únicos estados sem previsão de chuva significativa são Sergipe, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, onde o tempo deve permanecer firme e com temperaturas elevadas.
Previsão para Minas Gerais
Nesta quarta-feira, o tempo segue parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas nas regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Oeste, Sul/Sudoeste e Campo das Vertentes.
No Noroeste, Central Mineira, Metropolitana e Zona da Mata, há possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Nas demais regiões, o céu deve permanecer parcialmente nublado.
As temperaturas variam entre 15°C e 37°C.
Mato Grosso em alerta
A Defesa Civil emitiu um alerta de perigo para chuvas intensas em 64 municípios de Mato Grosso. Segundo o Inmet, as precipitações podem chegar a 60 mm por hora, com ventos de até 100 km/h.
Além disso, há um alerta de perigo potencial, com previsão de chuvas de até 30 mm por hora e ventos de até 60 km/h. Ambos os avisos são válidos até as 10h de quarta-feira (7).
Temporais no Nordeste
No Nordeste, os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco permanecem sob alerta para temporais nesta quarta-feira (7).
O mapa de risco meteorológico destaca áreas em vermelho, indicando chuvas intensas com impacto elevado – especialmente nas capitais e regiões metropolitanas, onde o adensamento urbano favorece alagamentos.
Entre os dias 4 e 10 de fevereiro, os acumulados podem atingir 120 mm em estados como Maranhão, Ceará e Rio Grande do Norte. Além disso, há risco de ventos fortes, trovoadas e descargas elétricas, elevando a preocupação para áreas vulneráveis.
Calor extremo no Sul
Enquanto boa parte do país sofre com as chuvas, o Rio Grande do Sul enfrenta temperaturas extremas. A MetSul Meteorologia alerta para mais um dia escaldante nesta quarta-feira, com termômetros marcando próximos ou acima dos 40°C em diversas cidades.
As temperaturas mais elevadas devem se manter entre 35°C e 40°C à tarde, mas já pela manhã algumas regiões do oeste do estado podem registrar 30°C logo no amanhecer.
O dia terá sol e poucas nuvens, mas o forte calor pode gerar pancadas de chuva isoladas, com risco de temporais com vento e granizo durante a noite.
Página:
https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2025/02/05/chuvas-intensas-e-ventos-fortes-atingem-grande-parte-do-pas-nesta-quarta-feira/23931.html