Agronegócio
Chuvas fortes deixam 25 mortes na região Sudeste
Temporal causou 17 mortes no Espírito Santo e oito no Rio de Janeiro
Em Mimoso do Sul, no Espírito Santo, caminhão do Corpo de Bombeiros foi arrastado pelas chuvas.
As chuvas intensas que atingem a região Sudeste desde a última sexta-feira (dia 22) e permaneceram todo o ginal de semana causaram 25 mortes – 17 ocorreram no Espírito Santo e oito no Rio de Janeiro.
Os altos índices de chuva registrados em áreas do Sudeste devem se repetir no começo dessa semana.
Mortes no Espírito Santo
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec) do Espírito Santo confirmou 17 mortes em decorrência por causa das chuvas – 15 na cidade de Mimoso do Sul e 2 em Apiacá.
A estimativa, segundo o último boletim extraordinário da Defesa Civil do estado é que 5.481 pessoas estejam desalojadas, além dos 255 desabrigados em decorrência das chuvas.
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, decretou, no sábado (dia 23), situação de emergência em alguns municípios por conta das fortes chuvas que atingiram a região sul do estado desde a noite de sexta-feira (22).
Segundo o Decreto nº 501-S, publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado, a situação de emergência foi decretada nos municípios de Alegre, Alfredo Chaves, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Guaçuí, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Rio Novo do Sul, São José do Calçado e Vargem Alta.
As equipes da Defesa Civil continuam trabalhando, e o nível da água está baixando, o que permite a chegada de ajuda a lugares antes inacessíveis. Em várias cidades, houve deslizamentos, alagamentos e enxurradas.
O estado do Rio de Janeiro registrou oito mortes causadas pelo temporal que atingiu. A vítima mais recente foi encontrada em Teresópolis, na região serrana.
O município soma duas mortes, sendo uma criança de sete anos e um adolescente de 16. Eles são vítimas de desabamento na comunidade da Coreia. As buscas no local foram encerradas. No fim da tarde, a prefeitura decretou estado de emergência.
Teresópolis recebeu acúmulo de 260 milímetros (mm) de chuva em 24 horas, o que representa que cada metro quadrado do município recebeu, em média, 260 litros de água em 24 horas.
Outras mortes
Outras quatro mortes foram em um desmoronamento na vizinha Petrópolis, que anunciou estado de crise, o mais severo. Há localidades em que o índice pluviométrico chegou a 307,6 mm em 24 horas.
Em Arraial do Cabo, na região dos lagos, um homem morreu atingido por um raio, na sexta-feira (22). Outra pessoa morreu afogada após o caminhão que ela dirigia cair em um rio, em Duque de Caxias, na na região metropolitana do Rio.
De acordo com o governo do estado, bombeiros já resgataram mais de 90 pessoas com vida de ocorrências envolvendo deslizamentos, desabamentos, inundações e alagamentos provocados pelas chuvas.
Página:
https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2024/03/25/chuvas-fortes-deixam-25-mortes-na-regio-sudeste/18380.html