Agronegócio
Chuva em Santa Catarina: mais uma cidade decreta calamidade pública
De acordo com o relatório da Defesa Civil, 133 municípios catarinenses estão em situação de emergência
Foto: CBMSC
A cidade de Taió, no Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina, decretou estado de calamidade pública nesta terça-feira (17), em decorrência das chuvas que atingem o estado desde o início do mês de outubro. O município é o segundo a tomar essa medida, após Rio do Sul.
De acordo com o relatório da Defesa Civil, atualizado no fim da manhã desta terça-feira, 133 municípios catarinenses estão em situação de emergência. Já o número de municípios com registro de ocorrências em função do evento climático permanece em 145.
O estado tem seis mortes confirmadas em decorrência das chuvas.
O secretário da Agricultura de Santa Catarina, Valdir Colatto, conta que o Comitê de Crise do Agro/SC realizou reuniões extraordinárias para apresentar relatórios preliminares sobre os impactos das recentes chuvas no setor agropecuário.
Segundo Colatto está em andamento a elaboração de um mapeamento que identificará as áreas geográficas, municípios, comunidades, atividades, propriedades, animais, lavouras, equipamentos e outras produções afetadas.
Uma vez oficializados esses dados, será possível determinar as ações prioritárias, quantificar os prejuízos e tomar medidas adequadas de acordo com as necessidades específicas de cada município.
O secretário informa que iniciativas estão em andamento para auxiliar as famílias do campo que foram prejudicadas pelas chuvas.
Página:
https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2023/10/18/chuva-em-santa-catarina-mais-uma-cidade-decreta-calamidade-pblica/15977.html