Portal GHF

Agronegócio

Chuva atinge neste fim de semana áreas que amargavam com tempo seco

Em outras regiões, uma massa de ar frio mantém o céu aberto, o que pode contribuir para ocorrência de geada pela manhã


Previsão do tempo para sábado, 12
Sul

O céu claro e as baixas temperaturas favorecem a ocorrência de geada ampla sobre grande parte do Rio Grande do Sul, centro-oeste e serra de Santa Catarina e sul do Paraná, onde os termômetros ficam abaixo de 4 °C nas primeiras horas do dia. No período da tarde as temperaturas sobem, mas não chega a fazer calor.

Uma massa de ar seco predomina sobre a região, e por isso, não há previsão de chuva.

Sudeste

A chegada de uma massa de ar frio e seco volta a manter o tempo firme sobre grande parte do estado de São Paulo e na região sul e Triângulo mineiro, onde as temperaturas caem bastante e o sol predomina ao longo do dia.

Por outro lado, o dia fica bastante nublado e chove de forma moderada nas demais áreas de Minas Gerais, litoral de São Paulo, e todo o estado do Rio de Janeiro e Espírito Santo. As temperaturas seguem amenas.

Centro-Oeste
Áreas de instabilidade provocam chuva sobre a região central de Goiás e também no Distrito Federal, após várias semanas com tempo seco. A chuva é isolada e passageira, e não há expectativa para grandes volumes por enquanto.

Nas demais áreas do Centro-Oeste o tempo firme predomina.

Nordeste

O dia fica mais nublado e há previsão de chuva moderada entre o norte do Maranhão, Piauí e Ceará, devido à influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) somada a áreas de instabilidade no alto da atmosfera. Também chove sobre o litoral do Rio Grande do Norte e Sergipe, mas de forma isolada e passageira.

No interior do Nordeste e em todo o estado da Bahia, sol e tempo firme predominam.

Norte

As temperaturas seguem amenas sobre o Acre e Rondônia, devido aos ventos mais frios que sopram do quadrante sul e sudeste.

Há previsão de chuva no oeste do Acre, Amazonas, Roraima, Amapá e todo o estado do Pará, na forma de pancadas isoladas e concentradas especialmente durante a tarde.

Em Rio Branco (AC) e em todo o estado de Rondônia, o tempo firme predomina.

Chuva abaixo da média em julho pode piorar situação na Bacia do Paraná
Previsão do tempo para domingo, 13
Sul

A massa de ar frio e seco ainda atua sobre o Sul do país, mantendo o risco de geada desde o norte e serra do Rio Grande do Sul, boa parte de Santa Catarina, região centro-sul do Paraná e Grande Curitiba, com termômetros abaixo de 4 °C durante a madrugada e manhã. Não há previsão de chuva nos três estados.

Sudeste

No domingo, as baixas temperaturas pela manhã combinadas a alta umidade relativa do ar aumentam o risco para nevoeiro na faixa leste do estado de São Paulo, inclusive na capital. O dia começa bastante gelado em São Paulo e sul de Minas, devido ao avanço de uma nova massa de ar frio sobre parte do Sudeste.

Não há previsão de chuva sobre essas áreas, assim como previsto para a serra do Rio de Janeiro e centro-sul de Minas Gerais.

Pancadas isoladas e passageiras são esperadas somente para o norte mineiro, litoral fluminense e todo o Espírito Santo.

Centro-Oeste
Áreas de instabilidade no alto da atmosfera seguem provocando pancadas isoladas e passageiras de chuva sobre o Distrito Federal, especialmente durante a tarde.

Nas demais áreas, o tempo firme predomina e a sensação de frio aumenta.

Nordeste

A passagem de uma frente fria volta a trazer chuva sobre o sul e faixa leste da Bahia, com destaque para áreas entre Ilhéus e Porto Seguro, onde a chuva é moderada e o céu fica bastante nublado. Há previsão de chuva sobre o litoral do Ceará, inclusive em Fortaleza, onde o sol aparece entre muitas nuvens. Também chove entre o litoral do Maranhão e Sergipe, mas de forma rápida e pontual.

Norte

O dia começa com chance de nevoeiro entre o Acre e Rondônia, devido às baixas temperaturas da manhã combinadas a alta umidade relativa do ar. O sistema logo se dissipa e dá lugar ao sol entre poucas nuvens, e não chove. O tempo instável ainda predomina sobre o Amazonas, Pará, Roraima e Amapá.

Página:

https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2021/06/11/chuva-atinge-neste-fim-de-semana-reas-que-amargavam-com-tempo-seco/2252.html