Portal GHF

Agronegócio

Carne bovina sobra no mercado interno

Disponibilidade cresceu entre abril e maio, no período considerado fim de safra, mas demanda não acompanhou

O volume de carne bovina disponível no mercado interno brasileiro voltou a crescer durante a virada dos meses de abril para maio, no período considerado como “final de safra”. A demanda dos consumidores, porém, não acompanhou o aumento da disponibilidade, segundo dados do Cepea.

De acordo com cálculos realizados pelo próprio Cepea, com base em dados próprios de estimativas produção e de exportação e importação, 613,54 mil toneladas de carne bovina foram disponibilizadas no atacado nacional em maio. Este valor representa um aumento de 11,6% em comparação à estimativa de abril.

No balanço anual, entre janeiro e maio, a disponibilidade registrada no mercado interno é a maior para o período desde 2018, somando aproximadamente 2,971 milhões de toneladas. 

De acordo com os pesquisadores, os preços do boi continuam em queda ao longo do ano, o que deixa claro que a demanda não tem acompanhado o aumento da oferta, causando uma “sobra” nos estoques.

As exportações seguem em ritmo firme e foram recordes no acumulado de janeiro a maio deste ano. Em relação ao consumo doméstico, a medição é feita pelas alterações nos preços da carne, que, por sua vez, recuaram no ano todo, mas menos que os valores do boi gordo.

Preços do boi gordo
Nos últimos dias, a tendência dos preços virou após um começo de mês — e fim do anterior — em fortes quedas. Em maio, por exemplo, os preços caíram 3,58%, e em junho a cotação chegou a se desvalorizar em 2,65%. Porém, desde o dia 10, os preços subiram todos os dias, alcançando, ontem (19), uma valorização de 0,66%, com preços de R$ 222,60 por arroba de 15 kg.

redação com informações do Cepea | Agrofy News

Página:

https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2024/06/20/carne-bovina-sobra-no-mercado-interno/19936.html