Agronegócio
Cantareira atinge menor nível para dezembro dos últimos seis anos
Sistema Cantareira é o maior reservatório do estado de São Paulo e responsável por abastecer 46% da população da região metropolitana
O nível do Sistema Cantareira, que abastece a região metropolitana de São Paulo, atingiu o patamar mais baixo dos últimos seis anos para um mês de dezembro. De acordo com o boletim informativo da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o sistema operava ontem (27), com 24,9% de sua capacidade, um quarto do que comporta.
O Cantareira é o maior reservatório paulista e é responsável pelo abastecimento de água para 46% da população da região metropolitana.
A média histórica de chuvas em dezembro no manancial é de 207,6 mm, segundo a Sabesp, mas, neste mês, só houve a precipitação de 89,3 mm, faltando apenas quatro dias para dezembro acabar.
Nestes últimos seis anos, o menor volume para o mês de dezembro registrado no Cantareira havia ocorrido em 2015, quando sistema precisou operar abaixo de sua capacidade e utilizar a reserva técnica, chamada de volume morto. Desde então, a maior capacidade observada no sistema para um dia 27 de dezembro ocorreu em 2016, quando o Cantareira registrou o volume de 46,1% , quase o dobro do que foi marcado hoje.
Em dezembro de 2013, poucos meses antes do estado de São Paulo enfrentar a sua maior crise de abastecimento, o sistema Cantareira operava com 27,9% de sua capacidade, pouco acima do registrado hoje. Por isso, a atual situação do manancial preocupa especialistas, que preveem uma nova crise de abastecimento no estado. A Sabesp nega.
Por meio de nota, a companhia informou que não há risco de desabastecimento para a região metropolitana de São Paulo neste momento, mas reforçou que há necessidade de que as pessoas façam um uso consciente da água.
Informações por Agência Brasil
Foto de capa: Divulgação Sabesp
Página:
https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2021/12/28/cantareira-atinge-menor-nvel-para-dezembro-dos-ltimos-seis-anos/5673.html