Portal GHF

Agronegócio

Calor intenso, chuvas? Confira a previsão do Inmet para cada região do Brasil em novembro

Enquanto isso, outubro se despede com pancadas de chuva

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou a previsão para o mês de novembro, apontando que a maioria das regiões do Brasil poderá enfrentar chuvas dentro da média ou acima dela. 

As áreas que devem ter precipitação entre normal e acima da média incluem grande parte do Sudeste, Goiás, centro-leste do Mato Grosso, Acre, Roraima e partes do Amazonas, especialmente ao noroeste e sudeste do estado. 

No Rio Grande do Sul, espera-se que as chuvas fiquem próximas à média, com possibilidade de registros superiores em algumas localidades.

No entanto, grande parte da Região Nordeste, centro-norte do Pará, Amapá, Roraima, sudoeste do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul deverão receber chuvas abaixo da média histórica.

Impacto nas culturas agrícolas
O cenário de pouca chuva no nordeste da Amazônia e na Região Nordeste pode afetar diretamente a umidade do solo na região conhecida como Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), dificultando o avanço do plantio de soja. 

Em contraste, as Regiões Centro-Oeste e Sudeste devem experimentar um aumento na umidade do solo, o que beneficiará o plantio e o desenvolvimento das lavouras de primeira safra. 


No Sul, as chuvas dentro da média manterão os níveis de umidade, favorecendo os cultivos de inverno e o desenvolvimento da safra 2024/2025.

Temperatura para novembro
A previsão de temperatura indica que a maioria do Brasil poderá registrar médias acima do normal, com possíveis dias de calor intenso, especialmente nas regiões norte do Norte e Nordeste, onde as temperaturas médias poderão ultrapassar os 28ºC. 

No leste do Sudeste e no Sul, algumas localidades devem apresentar temperaturas próximas ou ligeiramente abaixo da média, em função dos dias chuvosos que ajudam a amenizar o calor.

Outubro se despede com pancadas de chuva
Na Região Sul, a influência de uma infiltração marítima deve trazer pancadas de chuva para o leste de Santa Catarina e Paraná, além do litoral norte do Rio Grande do Sul. 

Segundo o Climatempo, no interior, o sol predominará, com temperaturas mais elevadas.Na 

Região Sudeste, o tempo permanece instável, com chuvas e trovoadas entre o Espírito Santo e o centro-norte de Minas Gerais, onde há chance de precipitações intensas em algumas áreas. 

A metade sul de Minas, Rio de Janeiro e o litoral de São Paulo devem ter chuvas isoladas. Em áreas do interior paulista e no Triângulo Mineiro, o tempo firme predomina.

Para quinta-feira (31), o Noroeste, Norte e Jequitinhonha de Minas Gerais devem ter pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Outras regiões, como Triângulo Mineiro e Rio Doce, podem ter céu parcialmente nublado, com possibilidades de chuva isolada.

Outras regiões
No Centro-Oeste, em Mato Grosso do Sul e sul de Goiás, o tempo fica firme, com sol entre poucas nuvens. Mato Grosso e norte de Goiás devem ter sol entre nuvens, com possibilidade de chuvas intensas, especialmente em Mato Grosso. As temperaturas serão altas, com calor intenso no sul de Mato Grosso do Sul.

Na região Nordeste, áreas de instabilidade trazem chuvas ao sul, sudoeste e oeste da Bahia, além do sul do Piauí e Maranhão. No litoral de Pernambuco e Paraíba, há chance de chuvas isoladas, enquanto o tempo firme prevalece nas demais áreas.

A previsão na Região Norte, é de céu encoberto com possibilidade de chuva forte no leste do Amazonas, Rondônia, centro-sul do Pará e Tocantins. Em Belém (PA) e Macapá (AP), no entanto, não há previsão de chuva.

redação com informações do Inmet | Agrofy News

Página:

https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2024/10/31/calor-intenso-chuvas-confira-a-previso-do-inmet-para-cada-regio-do-brasil-em-novembro/22337.html