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Agronegócio

Café de São Paulo será exportado para França em veleiro sustentável

Porto de São Sebastião realiza embarque pela primeira vez

Com problemas logísticos nos portos, São Paulo inicia nesta semana a exportação de café para a França por meio de um transporte sustentável, sem emissão de carbono e poluição do oceano. 

O Porto de São Sebastião, no litoral paulista, será o ponto de partida para o carregamento de cerca de 600 toneladas de café, que partirão de uma fazenda em Mococa rumo ao porto de Le Havre, na França. 

O transporte será realizado por um veleiro movido a vela e energia eólica, com uma viagem estimada de três semanas.

A operação envolve a exportação de 9,8 mil sacas de café, distribuídas em 700 pallets, cada um contendo 14 sacas. Além do café, algumas sacas de cacau brasileiro também serão embarcadas com destino à indústria de chocolates europeia.

O veleiro Artemis, que está realizando sua primeira viagem, foi construído no Vietnã e chegou ao Brasil diretamente de seu estaleiro. A escolha do Porto de São Sebastião para essa operação considera a infraestrutura sustentável do local, que possui o selo verde.
O porto também foi escolhido devido à sua profundidade no canal de navegação e à localização estratégica da região.


O Artemis conta com velas que cobrem uma área de 3.000 metros quadrados, e seu mastro principal atinge 65 metros de altura. A energia eólica gerada pelas velas é armazenada em baterias e utilizada para alimentar a operação do veleiro, incluindo iluminação e equipamentos. 

Quando não há vento suficiente, o navio utiliza um motor a combustão.

Café rastreado
A carga de café é completamente rastreada, permitindo aos compradores saber o processo de plantio e colheita do produto.

“Essa operação é um marco para o Porto de São Sebastião, que tem registrado crescimento significativo. Além disso, representa a exportação de um produto fundamental para o Estado de São Paulo e para o Brasil, em um formato sustentável”, afirmou Ernesto Sampaio, diretor-presidente da Docas de São Sebastião.

Em setembro de 2024, o Porto de São Sebastião realizou sua primeira exportação de café após mais de 60 anos. Mais de 8 mil toneladas de café verde de Minas Gerais e São Paulo foram enviadas para a Alemanha.

Rafael Moura, diretor de Logística da FTS Par, destacou a importância da carga: “Este transporte do café brasileiro e cacau rastreável segue uma cadeia sustentável, desde o cultivo até a entrega, reduzindo as emissões de gases poluentes.”

Além disso, o Porto de São Sebastião está passando por um processo de expansão. Está em consulta pública o projeto para a construção de um novo terminal, com investimentos de R$ 660 milhões. 

A nova infraestrutura aumentará significativamente a capacidade do porto, ampliando a movimentação de cargas e gerando empregos para a região.

Embarques
No primeiro semestre de 2024, o Porto de São Sebastião atingiu um recorde histórico em movimentação de cargas. Foram 760 mil toneladas movimentadas, o que representa um aumento de 57% em relação ao mesmo período de 2023.

Entre os principais produtos importados pelo porto estão barrilha, sulfato de sódio, malte, cevada, trigo, produtos siderúrgicos, máquinas e equipamentos, bobinas de fio de aço e cargas gerais. 

Já as exportações incluem açúcar, peças, máquinas e equipamentos, coque de petróleo, produtos siderúrgicos e cargas gerais.

Fabio Frattini Manzini
Agrofy News
repórter freelancer

Página:

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