Portal GHF

Agronegócio

Brasil pode ser favorecido com investigação da China sobre dumping

Suspeita é em lote de carne suína importada da União Europeia e expectativa é que investigação seja concluída até junho de 2025

Durante esta semana, os estoques brasileiros de proteína animal subiram, muito por conta de uma investigação antidumping que se iniciou na China, sobre carne suína importada e seus produtos vindos da União Europeia.

Esta investigação deve terminar apenas em junho de 2025, mas pode gerar multas e consequências antes disso.

O dumping é uma prática comercial que consiste na exportação de um produto por preços menores do que os praticados no mercado interno do país exportador. Esta prática é proibida pela OMC (Organização Mundial do Comércio) pois pode prejudicar o mercado interno e quebrar empresas nacionais.

O governo chinês prevê o fim da diligência no meio do ano que vem, mas não descarta tomar medidas antes do fim da investigação caso encontre evidências que comprovem condutas consideradas irregulares. 

Consumo chinês de suínos
A carne suína é a proteína mais consumida no mercado chinês, representando quase 60% do consumo per capita do país. A China consegue suprir 97% de seu consumo, importando apenas 3% de suas necessidades.  Entre os principais fornecedores estão Brasil, Espanha, Canadá, EUA e Holanda

Consequências para o mercado brasileiro
Desde o início desta situação, as ações de BRF e JBS no Brasil subiram 7% e 3%, respectivamente, em comparação ao aumento de apenas 1% do Ibovespa.

De acordo com a Goldman Sachs, embora ainda não exista uma conclusão para o assunto, a investigação não deve ter um grande impacto em empresas como a BRF e a JBS.

"Observamos espaço para alguns ganhos de volume, mas não há muito espaço para preços estruturalmente melhores. Mantemos nossa recomendação de compra para a JBS e acreditamos em um forte impulso de curto prazo para a BRF, impulsionado principalmente pelo frango (oferta equilibrada, forte procura e custos atrativos)", explicou o banco.

redação com informações da Agência Safras | Agrofy News

Página:

https://portalghf.com.br/noticia/agronegcio/2024/06/21/brasil-pode-ser-favorecido-com-investigao-da-china-sobre-dumping/19957.html